Sicredi Integração RS/MG: Thedy Corrêa fala sobre música, trabalho e comunicação em WorkShow para educadores do programa A União Faz a Vida

Conhecido como vocalista da banda Nenhum de Nós, Thedy Corrêa usou a música para introduzir conceitos e inspirar a atuação de diretores, professores e assessores pedagógicos envolvidos com o programa A União Faz a Vida na noite desta terça-feira (12) no centro administrativo da Sicredi Integração RS/MG. No WorkShow “Soluções Criativas”, o cantor e palestrante se valeu de sua experiência e de grandes sucessos da carreira para falar da ferramenta que ele denominou de comunicação criativa, a qual estimula a compreensão e a busca por saídas inovadoras para desafios diários, especialmente os que envolvem a tecnologia predominante entre os jovens. “É importante a gente ter essa noção de que não deve disputar espaço. Nossa tarefa é oferecer algo que seja mais interessante”, afirmou.

Fazendo uma analogia entre música e trabalho, Thedy propôs exercícios de imaginação e comparou ritmos e instrumentos com o papel e desempenho de cada integrante dentro de um grupo. Ao descrever características marcantes como harmonia, ritmo, inovação e tradição, ele destacou a importância do trabalho em equipe, ressaltando que o principal atributo para a banda funcionar é a confiança na performance de todos os colegas: “Sem confiança, nenhum trabalho em equipe funciona”.

Para falar de sucesso, inovação e aproximação com o público, Thedy usou como exemplo as carreiras de Michael Jackson e Madonna, lembrando que a comunicação criativa e inovadora exige ficar ao lado e não contra o gosto das pessoas. “Público-alvo é para quem vocês devem se dirigir. E tem que ser de uma maneira que seja convincente, compreensível e que estabeleça as conexões que vocês precisam”, explicou. Citando U2 e seu vocalista Bono Vox, ele diferenciou líder e chefe: “A nova visão sobre liderança, a mais moderna e mais bacana, é que hoje, mais do que qualquer outra coisa, o líder representa uma ideia”. Segundo Thedy, uma cooperativa é o conceito mais próximo dessa representatividade, porque todos, em algum momento, vão liderar e legitimar a condução dos demais. E para que se alcance mais resultado e produtividade, é necessário comprometimento, engajamento e propósito: “Para a gente conseguir tudo isso, só tendo a mente muito criativa”.

O programa
A atividade desta terça-feira marcou a apresentação dos projetos desenvolvidos durante o ano através do programa A União Faz a Vida promovido pela Sicredi Integração RS/MG em parceria com a Univates e as secretarias municipais de educação e aplicado em 23 escolas dos municípios de Lajeado, Travesseiro e Mato Leitão, envolvendo 215 educadores e cerca de 5 mil alunos. A ação é realizada com crianças e adolescentes e tem na sua essência a construção de vivências, atitudes e valores de cooperação, cidadania, diálogo, solidariedade, justiça e empreendedorismo.

Presidente da cooperativa, Adilson Metz declarou que a Sicredi tem a missão de mostrar aos jovens alternativas para compartilhar e discutir soluções, sendo os programas sociais uma forma de plantar nos estudantes a semente da cooperação.  Para o vice-reitor da Univates e presidente da Fuvates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, a renovação da sociedade passa pela educação e pela formação de indivíduos conscientes da força do coletivo, “para que possamos, sim, ser um país que tem futuro”. Na avaliação da secretária de educação de Lajeado, Vera Plain, o programa A União Faz a Vida transforma o ambiente escolar em laboratório de pesquisa e “oportuniza aos alunos serem protagonistas no processo de aprendizagem”.

Fonte Assessoria de Imprensa Sicredi Integração RS/MG

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...