Sesc pede ajuda a empresários para aumentar doações
A queda na arrecadação de alimentos ao Programa Mesa Brasil motiva campanha do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Lajeado junto às empresas. Intitulada Sua Solidariedade é um Prato Cheio, a ação busca estimular os empresários a participarem da iniciativa, e os que já estão engajados, a aumentar o volume das doações. Mesmo com 60 empresas doadoras cadastradas, o Sesc registra déficit no estoque desde 2013. Este ano, a meta de arrecadação é de 18 toneladas/mês, mas a média tem sido de seis a sete toneladas no período.
Por esse motivo, o Sindilojas Vale do Taquari, sindicato patronal do varejo, convida os empreendimentos associados e representados a colaborarem com a rede de solidariedade. A entidade e o Sesc integram o Sistema Fecomércio-RS e atuam em várias frentes no Vale do Taquari. Na reunião de diretoria do Sindilojas, realizada nesta terça-feira, dia 8, a gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski, fez o convite e explicou o porquê da desaceleração. “As empresas estão trabalhando no seu limite de produção e comercialização de produtos. O objetivo é não ter perdas, desperdício, além de que, cada vez mais, são adotadas ferramentas de controle e gestão para tal”, justifica.
Os mantimentos recebidos pelo Sesc são destinados a 92 instituições sociais dos Vales do Taquari e Rio Pardo. São cerca de 7,5 mil pessoas beneficiadas. “Os objetivos do Mesa Brasil são combater a fome e o desperdício de alimentos e oportunizar a segurança alimentar e nutricional do público atendido e o desenvolvimento das instituições”, destaca Betina. Podem ser doados ao programa alimentos perecíveis e não perecíveis, que não possuam valor comercial; meios de transporte ou combustível; equipamentos; e serviços de gráficas, por exemplo. Também são bem-vindas pessoas interessadas no trabalho voluntário.
Em abril deste ano, o Mesa Brasil completou cinco anos de atuação nos Vales do Taquari e Rio Pardo. Neste período, distribuiu mais de 780 toneladas de alimentos a entidades de dez municípios. Mais informações sobre o programa no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil ou com o Sesc Lajeado pelos telefones 3714-2266 e 3710-1970.
Vantagens para quem doa
As empresas que destinam alimentos ao Programa Mesa Brasil usufruem de inúmeros benefícios:
- Ampliação de ações de responsabilidade social e cidadania corporativa;
- Isenção do ICMS para os produtos e serviços doados ao Mesa Brasil;
- Diminuição de custos com operações de logística e eliminação de produtos sem valor comercial;
- Participação no site e informativos do Mesa Brasil;
- Certificação como Empresa Parceira;
- Autorização de utilização da marca;
- Retorno em relatório e informativos das ações desenvolvidas;
- Participação em cursos e eventos do Mesa Brasil.
Comentários