Secretário Mainardi apoio consolidação do G Leite

Em audiência na última quarta-feira, dia 24, na sede da secretaria, cinco prefeitos dos seis municípios da Comarca de Arroio do Meio que formam o Grupo do Leite – G Leite, obtiveram total apoio do secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, para as ações que vêm desenvolvendo e para a busca de alternativas que compensem aos produtores rurais e às Administrações Municipais os investimentos que vêm fazendo na implantação do Projeto Piloto Nacional de saneamento bovino, quanto à tuberculose e brucelose, em sua área geográfica.

Mainardi inteirou-se dos detalhes deste trabalho desenvolvido desde 2010 e que elevou o número de propriedades rurais oficialmente certificadas como livres de tuberculose e brucelose bovina das apenas 120, em todo o País, na época, para cerca de 1,8 mil, atualmente, só nos seis municípios da Comarca. Este status conferido ao leite será cada vez mais fundamental para a expansão do mercado nacional de derivados lácteos a para a sua presença no mercado internacional de primeira grandeza.

A cadeia produtiva do leite, segundo Mainardi, depende de uma matéria prima saneada e qualificada. “Nosso trabalho precisa ser de longo prazo buscando, em dez anos, dobrar a produção de leite, beneficiando diretamente o produtor e, do outro lado, as indústrias de laticínios, com a produção de maior variedade de lácteos, conquistando nos mercados interno e externo”, acrescentou.

Para o prefeito de Capitão, Cesar Beneduzi, “até aqui conseguimos construir este modelo para o Estado e o País. Precisamos agora de apoio para consolidá-lo”. Para ele, “é fundamental que mais municípios entrem em saneamento, que os produtores de leite ganhem mais pelo produto saneado e que os municípios participantes sejam incluídos em programas oficiais que os recompensem, ao menos em parte, pelos expressivos investimentos feitos nestes trabalhos”.

O encontro teve os seguintes encaminhamentos práticos:

  • O G Leite irá oficiar ao Conseleite-RS que estabeleça um valor referência diferenciado para o leite oficialmente certificado como livre de tuberculose e brucelose bovina;
  • Mainardi irá convidar, proximamente, as indústrias que recolhem o leite da Comarca para uma reunião em que irá sugerir que procurem remunerar, com um diferencial a mais por litro, aquele leite;
  • Será articulada, pela Secretaria Estadual, audiência com o Ministro da Agricultura, quando da sua vinda à Expointer em fins de agosto, explicando a ele a importância e a grandeza do Projeto Piloto e reivindicando alguma forma de compensação, pelo Mapa, aos municípios, pelos investimentos que vêm fazendo.

Estiveram presentes no encontro o vice-prefeito de Arroio do Meio, Áureo Scherer; os prefeitos de Capitão, Cesar Beneduzzi; Coqueiro Baixo, Veríssimo Caumo; Nova Bréscia, Gilnei Agostini; e de Pouso Novo, Luiz Buttini; além do coordenador do G Leite, Ardêmio Heineck.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...