Relações de trabalho pautam Almoço Empresarial da CIC Teutônia

A CIC Teutônia realizou, na quinta-feira, dia 25, mais uma edição do seu tradicional Almoço Empresarial. Cerca de 60 pessoas prestigiaram o evento que abordou o tema “Práticas cotidianas x redução de passivo trabalhista – ações preventivas e observância da legislação trabalhista”.

Para conversar com os empresários foram convidados os advogados Ney Arruda Filho e Denise Müller Arruda. Entre outros assuntos, os profissionais falaram de fatores que influenciam diretamente no sucesso empresarial: a contratação, a manutenção e a demissão.

Conforme os advogados, na contratação, devem ser levados em consideração a cultura empresarial e o perfil adequado ao cargo; na manutenção, situações que envolvem metas, a comunicação e a responsabilidade; e na demissão, a consideração e o respeito, uma comunicação clara e o foco na pessoa. “Mesmo assim, nenhuma empresa está livre de ações trabalhistas. Entre os principais motivadores dessas ações estão as expectativas frustradas, os problemas de relacionamento, o tratamento inadequado e o descumprimento das obrigações trabalhistas”, frisou Ney Arruda Filho.

“Não existe uma fórmula única e infalível, mas a cultura da organização e a realidade local sempre são determinantes. Por isso vale todo o investimento realizado em sistemas de recrutamento e seleção criteriosos, de treinamento e capacitação permanente, de gestão de recursos humanos que valorize o profissional, num processo de desligamento que leve em consideração a pessoa e amenize os impactos do momento”, avaliou Denise.

Por fim, os advogados foram unânimes: isso somente será possível com a construção de uma sinergia entre o gestor da organização, o RH e a produção, de modo que os três pilares estejam sintonizados e falem a mesma língua.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...