Programa Evoluir – Conversa sobre Empreendedorismo pauta encontro com estudantes de Ensino Médio

Lajeado – Nove turmas de Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Castelinho) de Lajeado receberam nesta quinta-feira (17) mais uma edição do Programa de Estímulo à Capacitação do Vale do Taquari – Evoluir. O encontro teve como objetivo mostrar aos estudantes os comportamentos e atitudes que são esperados pelo mercado de trabalho e também falar sobre a importância da capacitação e estudos sobre o perfil empreendedor que pode levá-los a novos eixos de atuação.
 
A programação iniciou com apresentação da consultora do Senac Lajeado Raquel Cristina Michel. Ela falou sobre marketing pessoal, a importância da capacitação para o ingresso no mercado de trabalho e o contínuo aperfeiçoamento para o funcionário avançar em sua carreira. Raquel informou  como os jovens podem fazer a emissão de sua primeira carteira de trabalho, sobre como construir o currículo e dicas para o momento da entrevista de emprego.
 
Em seguida, a consultora do Sebrae Ivi Helena Minuzzi falou sobre “Identidade Empreendedora”. A exposição destacou as características do comportamento empreendedor e instigou os estudantes a buscarem a realização pessoal e profissional. Ivi, que também atua como psicóloga, deu dicas aos presentes para que, quando forem buscar sua atividade profissional, pensem em entregar para o cliente (interno ou externo) aquilo que eles gostariam de receber daquele serviço. Lembrou que o crescimento profissional é uma consequência do empreender na carreira profissional, dentro das empresas, também chamado intraempreendedorismo.
 
Atualizações constantes
Na continuidade, a programação teve a exposição do empresário Eduardo Becker Delwing, sócio proprietário do Cachorrão Carmelito e Beto. Ele apresentou aos estudantes a importância de os empreendedores inovarem nos seus negócios. “É importante que os profissionais tenham a mente aberta, para poder atender da melhor forma o consumidor.”
 
Ao longo de sua apresentação, Delwing contou sobre a história da empresa que iniciou há 47 anos em um pequeno trailer em frente à praça da Matriz, em Lajeado, e que somente sobreviveu e cresceu devido às atualizações. O empresário deu dicas para os estudantes, e futuros empresários, sobre como eles devem agir e investir para entregar um bom resultado aos seus clientes.
 
Evolução permanente
A programação foi encerrada pelo empresário, Maico Eckert, diretor da Lab 8284 – Agência de Marketing Digital, que contou sobre a trajetória de sua empresa que completou cinco anos recentemente. Ele enfatizou aos jovens sobre a importância da busca pelo conhecimento. “Existe muita gente no mercado de trabalho, mas as empresas querem pessoas cada vez mais qualificadas para assumirem os cargos,” enfatizou.
 
Entre as recomendações para a busca da realização profissional dos jovens, o empresário recomendou que todos divulguem o que sabem fazer nas redes sociais. “Existe mercado para todos, e muitas vezes perdemos um negócio porque simplesmente não o divulgamos.” Para os empreendedores, acentuou que “o importante é entregar além do que o cliente espera”.
 
Programa
Na noite de 09 de outubro, as mesmas apresentações foram feitas na Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antonio, no bairro de mesmo nome, em Lajeado.
 
O programa Evoluir é promovido de forma conjunta pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Taquari (Sindilojas VT), agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – FGTAS/Sine, Sebrae VTRP e Senac Lajeado.
Fonte Comunicação Acil

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...