Prefeitura lança Nota Eletrônica de Serviços no Sincovat

Lajeado – A concretização de uma reivindicação antiga da classe contábil coloca Lajeado num seleto grupo de municípios do Estado que disponibilizam a nota fiscal de serviços em plataforma eletrônica. A novidade foi apresentada pela Prefeitura de Lajeado na última quinta-feira, dia 9, em reunião-almoço na sede do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat). Cerca de 80 pessoas, a maioria profissionais contábeis, acompanharam a atividade.

“Está é uma questão que os contadores estavam esperando há muito tempo”, destacou o presidente do Sincovat, Jandir Dickel. O pedido era pauta frequente da entidade nos encontros com a Administração Municipal. Por isso, o Sincovat se tornou parceiro e colaborou na implantação do novo sistema. A partir de agora, serão abandonados os talões em papel e a emissão da nota fiscal de prestação de serviço deve ser feita exclusivamente através de um sistema conectado ao portal da Prefeitura de Lajeado. “Isto vai facilitar o trabalho dentro das empresas e nos escritórios de contabilidade”, lembrou Dickel. Além disso, a nova plataforma vai contribuir com aspectos ambientais e agilizar e facilitar a rotina dos escritórios de contabilidade.

O documento fiscal é utilizado em operações sujeitas ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), o qual é recolhido para o Governo de Lajeado. Chefe do Executivo, Luís Fernando Schmidt disse que a ferramenta é resultado de uma política desenvolvida em quatro meses, da interação com o Sincovat e de conhecimento especializado. “Temos que avançar e simplificar os processos. Evoluir no sentido de estar mais próximo das tecnologias que estão por vir”, avalia.

As empresas poderão aderir ao sistema a partir de 1° de julho e possuem até 31 de dezembro deste ano para se adequar de forma voluntária. A partir de 1° de janeiro de 2014, este tipo de emissão passa a ser obrigatório, de acordo com o decreto 8.624/2012. Secretário da Fazenda de Lajeado, José Carlos Bullé entende que este período será importante para a adaptação e também para a resolução de problemas que poderão surgir. O sistema foi desenvolvido pela Thema Informática.

Treinamentos

Após o lançamento, foi realizado o primeiro treinamento para uso do novo sistema. Aproximadamente 100 profissionais participaram. O próximo vai ocorrer na quinta-feira, dia 16, às 14h, no Sincovat. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail cursos@sincovat.com.br ou telefone 3709-2798. A Prefeitura também disponibiliza um curso virtual em seu site (www.lajeado.rs.gov.br), com demonstrativo de uso do novo sistema e material. A Administração Municipal vai operar com uma equipe técnica para auxiliar nas demandas do novo serviço.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...