“Na cozinha com a Languiru” – Cooperativa e Secretaria de Estado investem na capacitação de jovens para o empreendedorismo

Projeto envolve Centros da Juventude de Porto Alegre

No dia 24 de novembro foi dado o “pontapé inicial” do projeto “Na cozinha com a Languiru”, edição especial “Centros da Juventude – preparando novos Chefs”. O projeto é desenvolvido com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Governo do Estado, por meio do seu Programa de Oportunidades e Direitos. Envolvendo Centros da Juventude da capital, teve os primeiros encontros realizados na Lomba do Pinheiro e Vila Cruzeiro.

A iniciativa busca ampliar as regiões com iniciativas sociais da cooperativa, com foco na divulgação do variado mix de produtos Languiru em diferentes momentos, desde pratos triviais até os mais requintados. Por meio de oficinas de culinária, a cooperativa leva dicas, conceitos e receitas que os participantes poderão reproduzir em casa, com a família, além de apresentarem sugestões para incrementar o seu preparo.

Os integrantes desses Centros da Juventude que participam do projeto recebem todo o material da Languiru, inclusive os insumos, para aprender a preparar diferentes receitas, com o acompanhamento da chef Christiana Garcia, da escola de gastronomia Casa de Chá. As oficinas de culinária e gastronomia também são acompanhadas por equipe de suporte da Languiru.

“A Languiru quer estar cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Valorizamos o processo de formação, a educação e a inovação desenvolvem o empreendedorismo, criam novas oportunidades”, avalia o presidente da Languiru, Dirceu Bayer.

“O que a cooperativa já faz queremos replicar para outros lugares. Boas ideias podem refletir em grandes resultados, no desenvolvimento de novos talentos e novas lideranças. Temos muitos desafios e os jovens são vistos como ‘porta’ da transformação”, ressalta o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Mauro Luciano Hauschild.

Preparando novos chefs

O projeto “Na cozinha com a Languiru”, em edição especial com os Centros da Juventude de Porto Alegre, prepara novos chefs em gastronomia. Objetiva dar a sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida, além da formação pessoal e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. Mais que a formação de cidadãos, a iniciativa ainda tem a pretensão de auxiliar esses jovens para o ingresso no mercado de trabalho, como em restaurantes e padarias, e estimular o empreendedorismo, por meio da criação e formalização de seus próprios negócios e produtos na área da alimentação.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado. Nesse primeiro momento serão priorizados jovens que demonstram desejo especial pela área gastronômica, que aprendem a preparar pratos especiais com produtos Languiru, como leite e cortes de aves e suínos. O curso, com duração de aproximadamente quatro meses, terá 12 encontros – seis no Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro e outros seis no Centro da Juventude da Vila Cruzeiro, em Porto Alegre.

Fonte Assessoria de Imprensa Cooperativa Languiru

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...