Município de Jóia conhece plano agrícola municipal de Marques de Souza

Representantes da Emater e Secretaria da Agricultura do município de Jóia, localizado na região norte do estado do Rio Grande do Sul, visitaram Marques de Souza para conhecer o plano agrícola municipal. A comitiva de Jóia conheceu também as agroindústrias de melado, conservas de ovos e vinho, além da propriedade do agricultor Juarez Degasperi, em Picada Serra.

Segundo o secretário de Agricultura de Jóia, Carlos Deniz Silva de Lima, a economia do município é voltada ao setor primário. Ele conta que o objetivo da visita foi aprender a elaborar um plano agrícola. “Hoje não temos uma política agrícola organizada, com isso pretendemos dar mais apoio aos nossos agricultores.”

O secretário da Agricultura de Marques de Souza, Adair Laux, conta que desde que o plano foi instalado no município, a silagem foi subsidiada 50%, redução, em 50%, dos valores das horas de serviços praticados, relacionados no anexo da lei do Plano Agrícola, bem como a fixação de um limite no número de horas subsidiadas, anualmente. “Este é, na verdade, um primeiro ensaio de ajustes e na medida em que formos observando os acertos, as eventuais falhas persistentes, retomaremos uma discussão ampla e participativa, sempre com o objetivo de compartilhar os assuntos de interesse da sociedade.”

O que o agricultor ganha

Os benefícios são a isenção dos serviços de enterro de animais, da abertura de poços de água para alimentação dos rebanhos, abertura de fossas e cobertura de silagens.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...