Mais de 66 mil pessoas comemoraram o 65º aniversário da Certel

Os 65 anos da Certel foram comemorados de uma maneira muito especial e carinhosa no dia 19 de fevereiro. Em atenção às normas protocolares preventivas à Covid-19, o aniversário foi festejado com quatro lives, três das quais mais artísticas e culturais e que se estenderam até o domingo, 21, alcançando um total de 66.849 visualizações.

Usina solar

Sempre muito atenta às necessidades da região, a Certel investe substancialmente para que seus associados contem com um abastecimento energético confiável e resolutivo. O primeiro ato comemorativo foi a inauguração da Usina Solar de São Pedro da Serra, instalada junto à subestação instalada naquele município. Acompanhada pela prefeita, Isabel Corete Joner Cornelius, o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, salientou que esta é a segunda usina solar da cooperativa, com potência de 380 killowat-pico, com capacidade de atender 720 pessoas, num investimento de R$ 1,5 milhão financiados pelo Sicredi.

Transmissão

Outro importante investimento que marca os 65 anos é a nova linha de transmissão, com cabeamento duplo, que interliga as subestações da cooperativa de Lajeado e Teutônia com a nova subestação instalada em Costão, Estrela, e que abastece o Vale do Taquari com energia elétrica oriunda das Subestações da CEEE de Garibaldi e Lajeado. Juntamente com o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, Hennemann enalteceu que a linha representa um marco histórico para o cooperativismo, com infraestrutura capaz de dar à região uma autonomia energética para os próximos 25 anos, configurando-se como um novo “pulmão energético”.

Cabeamento subterrâneo

Também ocorreu a inauguração do cabeamento elétrico subterrâneo da rua em frente à sede administrativa da Certel, em Teutônia. O local conta com um ponto de abastecimento de energia solar para automóveis, sendo que a cooperativa já possui o seu primeiro carro 100% elétrico, adquirido no final de novembro. Na companhia do prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, o presidente enfocou que esta é mais uma demonstração do quanto a Certel se dedica para manter-se alinhada às novas tecnologias do setor, sendo que o ponto de abastecimento estará disponível gratuitamente também para toda a comunidade.

Agilidade

Para que seus associados sintam-se tranquilos quanto à energia elétrica que os atende, a Certel investe em meios que garantem a agilidade de seus profissionais. Também marcando o 65º aniversário, a cooperativa adquiriu dois novos caminhões de grande porte e robustez. Um deles conta com estruturas importadas do Texas, Estados Unidos, com tecnologia inédita no País para atuação em rede energizada.

Testes eólicos

Gerar a própria energia é mais uma alternativa para assegurar a qualidade do fornecimento aos associados. E a geração eólica, através da força dos ventos, vem sendo amplamente estudada pela cooperativa. Tanto que está sendo iniciada a medição da velocidade do vento na região, visando a futura instalação de uma usina eólica. No aniversário, foi assinado o contrato com a empresa EPI – Energia, Projetos e Investimentos, que fará esta medição.

Agradecimento

Para Hennemann, a comemoração foi muito especial por refletir o esforço de diferentes gerações que já contribuíram com a cooperativa. “Com certeza, estamos seguindo um ideal, uma imaginação e um sonho que foram criados lá, em 1956, por 174 fundadores da Vila de Teutônia que almejavam uma vida melhor. Hoje, somos mais de 74 mil associados e atuamos em 48 municípios que contam com essa nobre visão. Um agradecimento especial aos nossos colaboradores e a todo o quadro social, que são verdadeiros parceiros do desenvolvimento da Certel”, relatou.

Homenagens

Entre as diversas lideranças regionais, estaduais e nacionais que participaram da live transmitindo seus cumprimentos pelo aniversário, também estiveram os presidentes dos STR’s de Teutônia, Westfália e Barão, Liane Brackmann e João Carlos Haas; o presidente do Siticalte, Roberto Müller; o presidente do STR de Lajeado e vice-presidente da Certel, Lauro Baum; o presidente da CIC Teutônia, Airton Roque Kist; o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert; o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer; o presidente da Acil, Cristian Rota Bergesch; o neto do primeiro presidente Reinoldo Aschebrock e secretário da Certel, Rainer Büneker; o presidente da CIC Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa; o presidente do STR de Cruzeiro do Sul e da Associação de STR’s do Vale do Taquari, Marcos Hinrichsen; o presidente da Certaja e vice-presidente da Fecoergs, Renato Martins; o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Frederico Perius; o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas; o presidente da Coprel e da Infracoop, Jânio Vital Stefanello; o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, Edson Brum; o deputado estadual e presidente da Frencoop-RS, Elton Weber; o deputado federal, Jerônimo Goergen; o deputado federal e integrante da Frencoop Nacional, Heitor Schuch; o deputado federal e ex-secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker; o deputado estadual, Ernani Polo; os senadores do Rio Grande do Sul, Luis Carlos Heinze e Lasier Martins; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, Paulo Pereira; a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann; o diretor-geral da Aneel, André Pepitone da Nóbrega; o governador do Estado, Eduardo Leite; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni; e o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Premiados

Entre os espectadores sorteados com vales-presentes das Lojas Certel, estiveram Lori Andschau, de Travesseiro; Aluanny Botello da Silva, de Teutônia; Lurdes Klein, de Boa Vista, Teutônia; Luiza Rambo, de Santa Clara do Sul; Letícia Birck Schneider, de Teutônia; Elaine Sell, de Santa Clara do Sul; Cecilia Nadir Werner, de Barão; Evanir da Costa Prado, de Paverama; Cristiane Doertzbacher Scheibe, de Forquetinha; e Gabriel Carlotto, de Carlos Barbosa.

Acesso

Para conferir novamente a live do 65º aniversário, basta acessar o Facebook ou o Youtube da Certel.

Fonte Assessoria de Imprensa Certel

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...