Languiru, há 59 anos evoluindo com seus associados, colaboradores e clientes
A força dos valores e princípios do cooperativismo estimularam a organização de várias comunidades e o surgimento de instituições adeptas desse sistema no Rio Grande do Sul. Coincidentemente, depois do surgimento das primeiras cooperativas gaúchas, é nessas regiões onde ocorre maior crescimento social e econômico no Estado.
Uma dessas regiões, onde o cooperativismo encontrou ambiente favorável para florescer, é o Vale do Taquari. Aqui está sediada uma grande cooperativa, que a exemplo de outras coirmãs, também nasceu na metade do Século XX. A Cooperativa Languiru, prestes a completar 59 anos no dia 13 de novembro, atravessou fronteiras e se tornou uma referência para os gaúchos.
A Languiru se destaca pela diversificação das atividades, controle da sua cadeia produtiva e pelo espantoso crescimento que ocorreu na última década. O quadro social envolve mais de 5,7 mil associados, em sua maioria produtores de pequenas propriedades onde vivem de duas a três famílias. A produção da matéria prima é captada em mais de 60 municípios dos Vales do Taquari, Rio Pardo, Caí e Serra.
Na outra ponta, a cooperativa gera mais de 2,8 mil empregos em 13 municípios gaúchos. Estes colaboradores, que industrializam, gerenciam e comercializam a matéria prima fornecida pelos associados, atuam em diversas unidades, como granjas e unidades administrativas, industriais e comerciais. Estima-se que em torno de 35 mil pessoas dependem direta ou indiretamente do trabalho da cooperativa.
A Indústria de Laticínios, o Frigorífico de Aves e o Frigorífico de Suínos, bem como a Fábrica de Rações, são exemplos da pujança da cooperativa. Para tornar seu balanço menos suscetível às oscilações do mercado, a cooperativa também atua no varejo, onde possui quatro supermercados e quatro lojas Agrocenter. Em território nacional, os produtos da cooperativa estão presentes em cerca de 730 municípios e há mais de 15 mil pontos de venda dos produtos Languiru no Brasil e no exterior.
No mercado interno, a cooperativa comercializa seus produtos para 23 Estados, em sua maioria, concentrados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Já a produção de carne e cortes de frango é exportada para mais de 40 países. Além disso, em abril de 2014 iniciou a exportação de produtos suínos para Hong Kong.
Todo esse trabalho vem sendo reconhecido com homenagens e premiações recebidas pela Languiru, tanto a nível estadual como a nível nacional, prêmios que orgulham associados e colaboradores. Visitas de universidades, empresas e até de comitivas de outros países têm sido frequentes, o que comprova a posição de referência da cooperativa.
Perto de completar seis décadas de história, a Languiru continua desenvolvendo as regiões onde está presente, contribuindo para tornar cada vez mais forte a inserção dos valores do cooperativismo na sociedade.
Programação de aniversário
Para marcar as comemorações de 59 anos, a Cooperativa Languiru realiza o tradicional almoço de confraternização na quinta-feira, dia 13. Associados e seus familiares estão convidados para o evento, que inicia às 10h30min, na Associação dos Funcionários da Languiru.
Haverá apresentação do case da Languiru, encerrando com almoço e apresentação da Orquestra Municipal de Poço das Antas. Cartões para o almoço, ao preço de R$ 8 por pessoa, podem ser adquiridos na recepção do Departamento Técnico, nos Supermercados Languiru de Poço das Antas e de Bom Retiro do Sul e na Loja Agrocenter de Cruzeiro do Sul, até o dia 11 de novembro. No dia do evento não haverá a venda de cartões.
Comentários