Jornada do Empreendedor inicia com palestra motivacional

Promovida pelo Governo de Lajeado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedei), Univates, Jornal O Informativo e Sindilojas Vale do Taquari, a Jornada do Empreendedor 2015 iniciou, nesta segunda-feira, dia 17, com uma palestra proferida pelo professor Daltro Monteiro. Intitulada “Empreendedores motivados, pessoas de sucesso”, a palestra de Monteiro foi embasada em três pilares que, segundo ele, são fundamentais para obtenção de sucesso na vida. Resiliência, criatividade e determinação. Além de dar sugestões de leitura durante sua explanação, Monteiro afirmou que apenas 15% das pessoas no mundo se darão bem na vida, alicerçadas no tripé da resiliência, criatividade e determinação.

Em seu pronunciamento, o prefeito Luis Fernando Schmidt afirmou que a economia brasileira tem seu potencial baseado nas micro e pequenas empresas. Sendo assim, destacou ser imprescindível o investimento em capacitação profissional, na oferta de linhas de crédito com taxas acessíveis aos empreendedores e no investimento de tecnologias que otimizem os processos, desde o campo até a indústria. “Precisamos agregar valor aos produtos que exportamos, dotá-los de maior cientificidade”, defendeu o prefeito.

Já o diretor do Parque Científico e Tecnológico da Univates (Tecnovates), Eloni Salvi, afirmou que empreender é sinônimo de ousar e correr riscos. “Para quem pretende empreender, recomendo que busque quebrar paradigmas, enquanto trabalhe para atender às necessidades de seus clientes”.

Por sua vez, o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do estado, Renato Oliveira, disse que o empreendedorismo vem esmorecendo no estado desde a década de 70. “O Rio Grande do Sul é um estado em que há mais emigrantes do que imigrantes, estamos empreendendo fora do nosso estado”, lamentou o diretor. Por fim, salientou que o desafio de empreender é o desafio de dominar os processos tecnológicos, indissociáveis de empresas que almejam se tornar competitivas em um mercado globalizado.

Com o tema “Atualize conhecimentos! Misture tudo e crie a sua receita de sucesso”, a Jornada do Empreendedor tem prosseguimento nesta terça-feira, dia 18. A partir das 19h30min, no Tecnovates, ocorrem palestras sobre Micro Empreendedorismo Individual (MEI), com consultor do Sebrae, sobre os Desafios de montar uma empresa, a cargo do Sincovat, e Acessos a Linhas de crédito com representante do Banrisul/Badesul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A partir das 20h30min, ocorre rodada de negócios, quando empreendedores se conhecem, divulgam suas empresas, serviços e trocam informações prospectando parceiros e fornecedores para seus negócios.

O encerramento ocorre nesta quarta-feira, dia 19, a partir das 19h30min, no Tecnovates. Serão apresentados cases de sucesso de Lajeado e do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, integrante da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O início se dará com o case Mee! Beleza, Nutrição e Sabor, com a empresária Bianca Trevisol. Jairo Jorge prossegue com o case Canoas: cidade empreendedora. O encerramento se dará com o empresário Martin Eckhardt, proprietário da Sorvebom.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...