Governador e comitiva estadual visitam Fábrica de Rações da Languiru

O Dia do Colono e Motorista na Cooperativa Languiru foi marcado pela visita do governador Tarso Genro e comitiva estadual. Na manhã da última quinta-feira, dia 25, o grupo do Governo do Estado foi recebido pelo presidente Dirceu Bayer, vice-presidente Renato Kreimeier, colaboradores, associados, líderes de Núcleo e imprensa na Fábrica de Rações, em Estrela. A comitiva conheceu o setor de expedição e ensacação.

A visita integrou roteiro da Caravana de Interiorização, que neste dia ainda esteve em Westfália, Teutônia – passando pelo Hospital Ouro Branco e programação festiva do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – e fechando o programa em Marques de Souza.

Parcerias

Nas boas vindas, o presidente Dirceu Bayer agradeceu a presença de todos, em especial do governador, que, em dez meses, pela segunda vez visita unidade industrial da cooperativa. Em breve relato, falou do atual momento da Languiru, ressaltando o valor das parcerias. “O apoio do Governo do Estado, por meio de seus agentes financeiros públicos, nos permitiu superar inúmeros desafios e realizar investimentos, que alavancaram a Languiru ao posto de terceira maior cooperativa do agronegócio no Rio Grande do Sul”, disse, enaltecendo ainda o importante papel de associados e colaboradores.

O presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Carlos Henrique Horn, frisou que a Cooperativa Languiru alcançou um novo patamar de desenvolvimento e qualidade. “Via BRDE, Badesul e Banrisul, a Languiru foi beneficiada com financiamentos recentes que somam mais de R$ 90 milhões, investidos em tecnologia que contribui para o desenvolvimento socioeconômico de toda região do Vale do Taquari e também do Estado. Esses agentes financeiros acreditam muito nesta cooperativa.”

Conforme Horn, o Governo do Estado deve chegar a R$ 1 bilhão em financiamentos ao sistema cooperativo até o final de 2013. “São investimentos em cooperativas sérias como a Languiru, que apresentam projetos consistentes. Hoje, mais de 90% dos financiamentos para investimentos das cooperativas são aportados pelos bancos públicos do Estado. Estamos dando a nossa contribuição para fortalecer a economia gaúcha, com desenvolvimento e igualdade”, concluiu.

Valor do cooperativismo

Tarso afirmou que a política de desenvolvimento do Estado busca oportunizar a igualdade para todos os setores, e que isso vai além das portas do Piratini. “Vivemos um novo momento, e a resistência em não privatizar os nossos bancos públicos possibilitou o sistema integrado que temos hoje. Potencializamos nossas agências, damos eficiência e ampliamos a arrecadação do Estado, soubemos escutar a comunidade e a base da produção para oferecer políticas de desenvolvimento para o setor “.

Para o governador, o atual sistema cooperativo do Estado foi idealizado com as cooperativas. “Desta forma é possível distribuir renda, emprego e tratar todos de forma igualitária. Contamos com um sistema cooperativo forte”, avaliou.

Por fim, o chefe do Executivo estadual enalteceu o trabalho da Languiru. “Promovendo a igualdade é que se faz a diferença, e é isso que se faz na Languiru.”

Ao final do evento, Bayer e Kreimeier ainda entregaram ao governador pedido de atenção especial para a construção de rótula de acesso ao novo Frigorífico de Suínos da cooperativa, instalado em Poço das Antas. A obra oferece mais segurança a motoristas, trabalhadores e pedestres que utilizam a RS 419, rodovia que interliga os municípios de Teutônia e Poço das Antas.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...