Gestão do Fracasso: como um acidente no Everest é válido para o empreendedorismo

Em evento promovido pela Cacis, o médico que sofreu acidente no Everest fala que o montanhismo e o empreendedorismo têm desafios em comum

Cansado de limitar a sua vida ao ambiente de cirurgia, o empresário e médico oftalmologista Mauro Chies decidiu, em 2002, viver de forma mais intensa e sair do lugar comum. Ao comprar um utilitário e viajar para a Patagônia, abriu o caminho para os esportes de aventura – e descobriu que essa prática e o empreendedorismo têm em comum o desafio de enfrentar o que é desconhecido, as adversidades nas jornadas e, conforme o tema de sua palestra promovida pela Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), na noite de quinta-feira, 7, discorreu sobre a “Gestão do Fracasso”: a necessidade de entender e saber lidar com os erros.

Diante de um público formado em sua maioria por empresários da região, no Estrela Palace Hotel, o médico de Caxias do Sul contou passo a passo de sua trajetória e relatou os aprendizados que acumulou ao longo dos anos. Em especial, a necessidade de sempre “continuar a caminhar” quando há dificuldades, e a importância de sempre fugir da zona do conforto.

Aquela viagem de carro o fez abrir a mente para praticar o voo livre de paraglider, algo com que sonhava desde a infância, e esse esporte que pratica em quase todos os fins de semana o permitiu uma vista ampla das montanhas, que o fez apaixonar-se por montanhismo. Chies escalou o ponto mais alto da África e o mais alto da Europa, entre outros, até chegar e se acidentar no pico mais alto e famoso do mundo – o Everest, em abril deste ano, quando virou notícia do Jornal Nacional. Ele caiu em uma fenda e sobreviveu por um detalhe. Poucos dias antes de chegar no acampamento base da montanha, ele havia recebido a notícia da morte da mãe e do melhor amigo. “Se estiver passando pelo inferno, continue caminhando”, disse, no fim da palestra, parafraseando Winston Churchill.

O evento teve o patrocínio do Sicoob Meridional e da Prost Bier. Após a palestra houve Happy Hour e networking no local. Formado na UFRGS, Chies tem uma clínica de oftalmologia e inicia uma startup na área da saúde.

 

Fonte Dobro Comunicação

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...