Estado prepara região para Seminário das Agroindústrias

Com o objetivo de planejar ações regionais na área de agroindústrias, que serão levadas ao Seminário Estadual da Política da Agroindústria Familar, que ocorre nos dias 30 e 31 de julho, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS) realizou na última sexta-feira, dia 28, reunião com integrantes da Emater/RS-Ascar, do Arranjo Produtivo Local (APL) das agroindústrias familiares dos vales do Taquari e Rio Pardo e do Departamento de Agroindústria Familiar, Comercialização e Abastecimento (Daca). O encontro, realizado na sela de reuniões da Emater/RS-Ascar, contou ainda com a presença de delegados escolhidos nos seminários regionais do ano passado.

A intenção da reunião foi elencar três objetivos prioritários para a região, que serão levados para o seminário estadual, a partir de perguntas orientadoras como: o que fazer para formalizar as agroindústrias; o que fazer para qualificar sua gestão e o que fazer para potencializar sua comercialização. Em cada um dos objetivos são elencadas três ações, bem como quem as desenvolverá, como e onde. Para o coordenador regional da SDR/RS, Mauro Stein, o encontro dá sequência ao trabalho que está sendo realizado visando ao fortalecimento das agroindústrias familiares locais pela SDR e pela Emater/RS-Ascar e que agora se consolida com a aprovação de dois projetos de APL, nos vales do Taquari e Rio Pardo, pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Investimento (AGDI).

Saiba mais 

O Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) tem o objetivo de possibilitar aos agricultores familiares a agregação de valor à produção primária, melhorando a renda e as condições gerais de vida de suas famílias, bem como contribuir para o desencadeamento de um processo de desenvolvimento socieconômico em nível municipal, regional e estadual. Com esse objetivo no ano de 2012 foram realizados 16 Seminários Regionais intitulados “I Seminário Regional da Política da Agroindústria Familiar”, contando com 1932 participantes, com 402 municípios representados e finalizando com a eleição de 100 delegados que representam as agroindústrias familiares no Estado do RS.

Com a finalidade de dar continuidade à promoção do desenvolvimento das agroindústrias familiares no Estado, o Seminário Estadual da Política Estadual da Agroindústria Familiar tem o intuito de promover um momento de discussão sobre o tema das agroindústrias familiares com os diferentes atores envolvidos a nível estadual. Este Seminário está em consonância com a missão da SDR, que foca suas ações na elevação da qualidade de vida, na produção de alimentos de qualidade, na soberania alimentar, compreendendo o meio rural para além da produção e negócios, mas como um modo de vida.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...