Empresas sustentáveis recebem selo Carbono Neutro

Teutônia – A Certel Energia entregou, na manhã da última quarta-feira, dia 22, o selo Carbono Neutro para duas empresas que participam do projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, que neutraliza os gases de efeito estufa através do plantio de árvores e incentiva a adoção de práticas ecológicas de empresas e órgãos públicos. A Loja Via Esporte, que aderiu ao projeto, e a AFG Engenharia e Arquitetura, que já participava e renovou a parceria ambiental, plantarão um total de 47 árvores para neutralizar 9,13 toneladas de carbono equivalente.

Em sua saudação, o presidente da Certel Energia, Egon Édio Hoerlle, frisou a necessidade de que entidades públicas e privadas se engajem nesta causa ambiental, contribuindo para a redução do aquecimento global. Lembrou que o comprometimento ambiental da cooperativa iniciou em 1985, e que várias campanhas socioambientais já foram desenvolvidas, contemplando várias gerações de associados. “Precisamos do apoio das empresas para, juntamente com os demais associados, oferecermos condições de uma vida plena e saudável paras as próximas gerações”, afirmou.

Via Esporte

O proprietário da Loja Via Esporte, Frederico de Amorim Carvalho, avalia a importância desta iniciativa ambiental. “É uma atitude grandiosa e nobre, pois todos, direta ou indiretamente, emitimos carbono na natureza. Precisamos repassar à nossa equipe de funcionários e também aos clientes a ideia do ecologicamente correto e de que é extremamente necessário cuidarmos do meio ambiente”, afirmou.

Frederico destaca que a Loja Via Esporte, com matriz em Arroio do Meio e filial em Languiru, Teutônia, já adotava medidas de preservação do meio ambiente. “Nossas sacolas são oxibiodegradáveis, sendo que se desintegram em tempo reduzido se comparado com o plástico. Também estamos trocando as lâmpadas comuns por LED e procuramos evitar o desperdício de energia elétrica e diminuir a geração de lixo”, acentuou, acrescentando que, como preservacionista nato, já plantou mais de 60 árvores. Ele destaca que a meta é integrar funcionários e clientes numa ampla conscientização. “Temos que reforçar e fazer com que as pessoas tenham preocupação com a nossa casa, com o nosso mundo”, alertou.

AFG Engenharia

Já Rainer Büneker, diretor da AFG Engenharia e Arquitetura, destaca a razão que leva sua empresa a melhorar a postura diante da natureza. “É de grande importância estarmos cientes da limitação da natureza, pois existe uma agressão constante aos recursos naturais. Queremos contribuir para que o programa seja cada vez mais difundido e tenha resultados satisfatórios”, observou.

O empresário enaltece a oportunidade de envolver a equipe de funcionários e também familiares neste mutirão ambiental. “Meus colegas e meu filho também participaram do plantio de árvores para recuperar um pequeno córrego. Espero que o projeto se consolide e faça parte de um planejamento anual da emissão de carbono e de outros dejetos que são gerados. Que a Certel Energia se mantenha firme nas convicções e continue apostando e acreditando nesse compromisso com o meio ambiente”, salienta.

Saiba mais

A Certel Energia também recebeu, da Max Ambiental, um novo selo Carbono Neutro por plantar 2.342 árvores e neutralizar 468,14 toneladas de carbono equivalente. Em breve, a Galvanotek Embalagens, de Barão, também renovará a sua parceria. Ao total, o projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental já envolveu 53 empresas e órgãos públicos, que plantaram 103.139 árvores, neutralizando 20.482,69 toneladas de carbono.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...