Telefone: 55 (51) 3011 6982

394821_977866_img_8586 (1)

Em reunião-almoço na Acil, secretário Claudio Gastal fala sobre processo de governança do RS

Patrocínio

Lajeado – Em reunião-almoço promovida nesta terça-feira (27) pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), o secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul, Claudio Gastal, falou sobre a atuação de sua pasta para o desenvolvimento do Estado. Na oportunidade, e acompanhado de lideranças locais, assinou termo para instalação da primeira unidade do Tudo Fácil do interior do estado. Empreendimento será inaugurado no Shopping Lajeado em cerca de 60 dias.

No início de sua exposição Gastal falou sobre a atuação de sua pasta em diversas áreas do governo permitindo o melhor desempenho de todas as atividades do estado. “Nossa equipe trabalha hoje para que as secretarias da saúde, educação e todas as demais possam fazer a sua parte”, pontuou.

Segundo o secretário, que acumula experiência profissional em mais de 20 estados brasileiros e governo federal, a secretaria de Planejamento, Governança e Gestão atende toda a parte do patrimônio estadual, concessões e licitações, entre outros projetos estratégicos do governo.

Tamanho do estado

Em sua fala de abertura e saudação aos presentes, o presidente da Acil, Cristian Rota Bergesch, falou que a atuação e o tamanho do estado é pauta das conversas e debates das lideranças locais. “O tamanho da participação do estado na economia é assunto que desperta diversas discussões. Decidir se um estado deve intervir mais ou menos em um país é tarefa complicada que envolve as crenças e os fundamentos econômicos daqueles que o fazem”, comentou.

“Em nossos debates, a concepção do “estado mínimo” foi sempre consenso! Mas, conceitualmente, o que a expressão significa? “Estado mínimo” é o entendimento de que o papel do estado na sociedade deve ser o mais reduzido possível para que consiga entregar serviços públicos de qualidade, com maior eficiência e eficácia, deixando nas mãos da iniciativa privada funções consideradas não essenciais. Vejamos, então, o que nosso prezado secretário Claudio Gastal nos diz deste conceito”, acentuou Bergesch.

Governança

Respondendo à Bergesch, Gastal comentou que prefere a expressão “estado necessário” para trabalhar em prol dos objetivos da sociedade.  Segundo ele, uma das principais dificuldades dos estados brasileiros é a governança, a capacidade de avaliar o ponto de partida e focar em um ponto de chegada. “Os estados precisam ter um rumo mais definido, um direcionamento e propósito bem esclarecidos. Com isso, eles devem monitorar o caminho para chegar a esse rumo”, frisou. Segundo o secretário, esse foi o diferencial trazido por sua gestão ao governo.

De acordo com o secretário, a governança está por trás de toda a gestão do governo. Ressaltou a importância da responsabilidade fiscal para o estado tornar-se cada vez mais competitivo, exemplificando com pontos das reformas administrativa, da previdência e algumas privatizações já realizadas pelo governo.

Segundo Gastal, um estado fiscalmente sustentável promove justiça social e induz mais produtividade e crescimento econômico. “Ser sustentável nos permite ter caixa para realizar investimentos e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, frisou.

Transparência

Para o secretário, é fundamental que todos os processos do estado sejam transparentes. “Um estado mais acessível e transparente passa mais credibilidade a fornecedores e cidadãos”, destacou, ilustrando com o avanço da digitalização de todos os processos estaduais.

Exemplificou que muitas transações, que antes eram realizadas por papel, foram pouco a pouco sendo digitalizadas para tornar o serviço mais eficaz e econômico. “Com isso, podemos facilitar o acesso da população às informações e aos serviços oferecidos pelo governo”, adiantou.

Segundo Gastal, o governo quer que, cada vez mais, as pessoas acessem os serviços oferecidos pelo estado. Destacou que, atualmente, 61% dos 484 serviços realizados pelo governo já estão disponíveis digitalmente. Ressaltou ainda que que, na busca pela melhor gestão, a meta é digitalizar 100% dos serviços do estado. “O portal rs.gov.br deixou de ser apenas um canal de notícias do Rio Grande do Sul e passou a ser uma porta de entrada para que as pessoas tenham acesso facilitado a todos os serviços oferecidos pelo estado,” classificou.

Tudo Fácil

Ao final do evento, Gastal, acompanhado do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo; do diretor da Shopping Council, Rubens Simonsen; e do assessor especial para assuntos jurídicos e de desburocratização da Secretaria de Planejamento do governo do estado, Tomás Holmer, assinaram o contrato para instalação da Unidade Tudo Fácil no Shopping Lajeado. A unidade será a pioneira do interior do Estado e deve ser inaugurada em cerca de 60 dias.

O Tudo Fácil é um ponto de atendimento presencial do governo para realização de uma série de serviços, como emissão de carteira de identidade e CPF, entre outros. Gastal falou do projeto de expansão das unidades. “Lajeado será o primeiro município do interior a ter uma unidade do Tudo Fácil. Essa instalação no Shopping visa oferecer mais segurança e conforto a quem utiliza o local e, também, levar uma maior circulação de pessoas ao estabelecimento,” finalizou.

Realização

As RA de 2021 da Acil têm o apoio de Bebidas Fruki, BiMachine, Black Contabilidade, BRDE, CBM Materiais Elétricos, Construtora Jachetti, Excellence Garçons, Invictos Ar Condicionados e Refrigeração, Olicenter, Poolseg Corretora de Seguros, Sicredi Integração RS/MG e Tecnosom.

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.