Diretoria da Amturvales é empossada

Elaboração do planejamento estratégico para o turismo do Vale é a prioridade

Lajeado – O Salão Troller do Parque Histórico de Lajeado lotou para a posse da diretoria da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales na noite de segunda-feira, dia 29. Vanildo Roman foi reconduzido à presidência da entidade para os próximos dois anos.

A solenidade foi acompanhada pela secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira, que ocupou a mesa das autoridades ao lado de Vanildo Roman; do prefeito de Lajeado, Luis Fernando Schmidt; do prefeito de Colinas e vice-presidente da Amturvales, Gilberto Keller; e do representante do Vale do Taquari no Conselho Estadual de Turismo, Rafael Fontana. Chefes do Executivo, secretários municipais e empresários do setor também marcaram presença.

No discurso, Roman falou da reestruturação que a Associação passou nos últimos seis anos e lembrou a atuação dos ex-presidentes Rafael Fontana e Ronaldo Zarpellon. Ele também fez um relato das principais ações que marcaram a sua gestão. “Procuramos avançar de forma coletiva, qualificando e buscando novos empreendedores, consolidando os roteiros. Passamos de 60 mil turistas em 2011 para mais de 80 mil em 2012”, destacou.

A organização do calendário de eventos do Vale do Taquari, a participação em feiras e exposições regionais, estaduais e até de âmbito nacional, a elaboração do novo material promocional impresso, nos idiomas Português e Inglês, e a instalação do Centro de Atendimento ao Turista no Shopping Lajeado foram avanços consideráveis. “Na Feira de Turismo das Américas – ABAV 2012, no Rio de Janeiro, por exemplo, conseguimos entregar o material bilíngue da região para 30 operadoras internacionais de turismo”, salientou.

Para os próximos dois anos, a elaboração do planejamento estratégico para o turismo regional está entre as principais metas. A proposta é mapear as necessidades de cada município para formatar um plano de investimentos em infraestrutura, desenvolver o marketing dos roteiros, qualificar o trade turístico, incentivar novos investimentos dos empreendedores locais, entre outras ações.

A realização do 1º Salão de Turismo dos Vales, o Turisvales, que acontece no mês de agosto, em Lajeado, é outro evento que terá apoio da Amturvales.

Para o prefeito de Lajeado, Luis Fernando Schmidt, os gestores devem se preocupar também com as políticas que tem mais subjetividade, como é o caso do turismo.

Conforme o prefeito de Colinas, Gilberto Keller, que representou a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), a região é próspera, porém tímida. “O Vale economicamente é forte, mas muito mal articulado politicamente quando se trata de buscar o espaço que a região precisa”, disse. Keller enalteceu a elaboração do planejamento estratégico da Associação. “Temos que tirar do discurso e colocar no papel aquilo que mais queremos, e buscar essa articulação para conseguir os recursos para nossa infraestrutura turística. Precisamos ser visionários e enxergar o turismo para daqui 20, 30 anos. Não podemos ser pessimistas e frustrar a sociedade. Temos que ser o fermento daqueles que sonham que o Vale pode ter um turismo forte”.

A secretária Abgail Pereira fez um apelo aos gestores para que organizem as cidades da mesma forma com que as mulheres cuidam da casa. “Queremos que o turista se sinta bem na nossa cidade, assim como se sente a visita quando vem a nossa casa”, comparou. Para ela, o turismo contribui com o desenvolvimento econômico e social das regiões. Abgail elogiou a atuação da Amturvales e considerou a entidade parceira do governo. “Meu papel é estar aqui, é ir para Brasília com vocês e levar as reivindicações daqueles que mais precisam”, acrescentou.

Após o ato, integrantes da diretoria entregaram para a secretária Abgail um documento solicitando o agendamento de uma reunião na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). O objetivo da comitiva é agilizar a liberação de R$ 500 mil referentes ao convênio para a realização de Cursos de Qualificação de Recursos Humanos para o Turismo.

O valor foi aprovado na Consulta Popular de 2011 e o convênio para a realização da qualificação assinado em 2012. Através do acerto serão oferecidos diversos treinamentos, entre eles, de capacitação profissional de turismo, de gestão de agências e de produção de eventos.

Abgail Pereira garantiu apoio e o agendamento de uma reunião e disse ainda que tem todo o interesse que esse valor seja liberado o mais breve possível.

Integrantes da Nova Diretoria 2013/2015

Presidente: Vanildo Luiz Roman – Anta Gorda Vice-Presidente: Gilberto Antônio Keller – Colinas

Secretário: Ariberto Magedanz – Teutônia Segunda Secretária: Ariana Helena Maia Cittolin – Ilópolis

Tesoureiro: André Ricardo Bergamaschi – Encantado Segundo Tesoureiro: Eduardo Gomes Müller – Lajeado

Departamento de Projetos
Titular: Eduardo Gomes Müller – Lajeado
Suplente: Ana Tronco – Doutor Ricardo

Departamento de Marketing
Titular: Alan Giovani Faqui – Arvorezinha
Suplente: Anapaula Gotardi – Encantado

Departamento de Roteiros
Titular: Tatiana S. Gärtner – Imigrante
Suplente: Diuly Cristina Mähler – Boqueirão do Leão

Departamento de Eventos
Titular: Leandro Arenhart – Lajeado
Suplente: Angela Simone de Castro – Estrela

Departamento de Demanda
Titular: Carlos Rafael Mallmann – Estrela
Suplente: Nélio José Vuaden – Roca Sales

Departamento de Qualificação
Titular: Andréa Gerhardt – Estrela
Suplente: Angelica Diefenthäler – Arroio do Meio

Departamento da Copa 2014
Titular: Alício de Assunção – Marques de Souza
Suplente: André Buosi – Lajeado

Conselho Fiscal
Titular: Antonio Cledy Menezes Veloso – Estrela
Titular: Ana Paula Mallmann – Santa Clara do Sul
Titular: Arilene Maria Dalmoro – Lajeado
Suplente: Vania Cima – Doutor Ricardo
Suplente: Jaqueline Kuhn – Arroio do Meio
Suplente: Simone Berté – Progresso

Coordenador do Fórum Regional de Turismo e Conselheiro Estadual de Turismo do Vale do Taquari
Rafael Luiz Fontana – Encantado

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...