Dia Nacional do Associativismo – 30 de abril

De acordo com o dicionário, associação é uma organização resultante da reunião legal entre duas ou até mais pessoas, com ou sem personalidade jurídica para a realização de um objetivo comum.

30 de abril é o Dia Nacional do Associativismo, uma data que para as entidades comerciais representa a união de forças, a busca pela expertise de cada um para encontrar soluções mais assertivas e ágeis.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Cristian Rota Bergesch, explica que o associativismo faz com que as empresas e pessoas se conectem e colaborem para promover e potencializar seu segmento e suas metas. “Assim, a nossa missão na Acil é reunir as forças e melhorar o desempenho no mercado de todos os associados”, adianta.

“Há 100 anos, nossa entidade atua como mola propulsora do desenvolvimento do ambiente empreendedor de Lajeado e região, aumentando a competitividade dos negócios e, como consequência direta, criando oportunidades de inovação e desenvolvimento social”, enfatiza Bergesch.

Já a presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado, ACI-E , Maria Cristina Buffon Castoldi, o resultado do associativismo são empresários e empreendedores mais preparados para superar os desafios. “A união e a força que o associativismo promove permite que lideranças empresarias pensem juntas estratégias para buscar soluções em dificuldades vivenciadas pela maioria, além de trocarem experiências, de se desenvolveram. A exemplo disso podemos citar a busca pela melhoria na infraestrutura oferecida na região, os debates do Tá na Mesa promovidos pela Federasul, interferência junto ao Estado na cogestão, no programa de distanciamento controlado, retorno as aulas. Essas ações vêm fortalecendo a representatividade das entidades assim como das lideranças empresariais dando condições de conquistar espaço para soluções aos enfrentarmos   vivenciados nos diversos âmbitos, social, político cultural e econômico.”

Para Aquiles Mallmann, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas também defende que a luta deve ser em conjunto, sem interesse na individualidade. “ Com o associativo alcançamos melhores resultados, de uma forma organizada e harmoniosa. A causa em comum ganha peso, temos um poder melhor de decisão.”

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...