Contagem regressiva para a Suinofest 2013

Preparativos estão em ritmo acelerado para a festa que ocorre em junho

Encantado – Restam menos de 30 dias para a Suinofest 2013. Uma das festas gastronômicas mais saborosas do Estado tem data agendada para os dias 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de junho, no Parque João Batista Marchese. Na última terça-feira, dia 7, o evento foi apresentado oficialmente aos órgãos de imprensa, às autoridades e aos patrocinadores.

A recepção ao público foi no Espaço Dália de Gastronomia que, após a exposição das atrações e novidades do evento, serviu de local para a degustação de alguns dos pratos que vão estar disponíveis no Salão Gastronômico em junho.

O presidente da Suinofest 2013, Thiago Fachinetto, disse que a coletiva de imprensa marca o início da divulgação do evento no Estado. “Estamos em contagem regressiva.” Ele reforçou que a Suinofest é a festa da alegria, da família e que são esperados entre oito e nove mil visitantes para o Salão Gastronômico.

Entre as novidades do cardápio para essa edição está o pastel de carne suína e o incremento da Vinícola Salton e do Queijo Gran Formaggio, dentro da gastronomia. Serão mais de 50 opções diferentes para degustação e uma carta com mais de 30 vinhos, além dos espumantes, refrigerantes e sucos.

Fachinetto explicou que a principal missão da Suinofest é a divulgação e a promoção do consumo da carne suína e o entretenimento e lazer do público visitante. “Não queremos ser o maior evento gastronômico do Estado, mas sim ser o melhor.” Para o Festival de Compras, que ocorre na área externa e tem acesso gratuito, são esperados cerca de 35 mil visitantes.

A Suinofest 2013 é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), com patrocínio máster da Dália Alimentos e Sicredi, e parceria da Lume Eventos e Administração Municipal de Encantado.

Ex-presidentes

Na noite, foram lembrados todos os ex-presidentes da Suinofest – André Bergamaschi, Adriano Klima, Bernardo Katz, Ricardo Cé, Marciano Fontana, Júlio Medeiros, Roberto Scorsatto e Renata Galiotto. Fachinetto, na condição de atual presidente, frisou que foram pessoas de muita coragem, que deram início a um evento que conquistou patamar e êxito entre as maiores festas do Rio Grande do Sul. “Cada presidente foi fazendo melhorias, incrementando com mudanças e iniciativas edição após edição. Hoje esse trabalho se reflete no sucesso da festa.”

Apesar de enaltecer os quatro eixos temáticos do evento – gastronomia, festival de compras, seminários e turismo –, Fachinetto fez questão de frisar que um quinto eixo está se estruturando dentro da Suinofest: o compromisso social. Isso, em alusão ao auxílio financeiro que a Suinofest vem dando a entidades sociais e carentes do município, por meio da doação de parte do valor da bilheteria e do estacionamento.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Júlio Medeiros, projetou que a Suinofest 2013 será a maior de todos os tempos. “É um evento que merece reconhecimento pela grande quantidade de voluntários que se dedicam em todos os setores”.

Salão gastronômico

A abertura oficial da Suinofest 2013 está marcada para o dia 7, a partir das 18h30min. Também neste dia terá início a gastronomia que vai funcionar das 18h às 22h. O horário da gastronomia nas sextas-feiras e sábados à noite é das 18h às 22h e aos sábados e domingos ao meio-dia, das 11h às 14h.

Os ingressos antecipados, com desconto, já estão disponíveis na Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e) ou pelo telefone 3751-2255. Sócios da entidade podem parcelar o pagamento em até quatro vezes.

Festival de Compras

Neste ano, a Feira Comercial, Industrial e Serviços passou a se chamar Festival de Compras. A atração destaca-se por oferecer aos visitantes uma diversificada gama de produtos e serviços, com 140 expositores. Será possível encontrar desde artesanato, calçados, confecções até máquinas, equipamentos e veículos. A Feira de Pequenos Animais e de Produtos Coloniais, e o parque com brinquedos infláveis, são outros atrativos da parte externa do evento.

Uma das novidades é o Espaço Cultural, com ambiente acolhedor e diferenciado que terá alimentação, exposições, dança e música. Nesta edição, a área externa terá cobertura ampliada, facilitando o descolamento do público, em caso de chuva, através do passeio coberto e da brinquelândia coberta.

O horário de visitação será das 14h às 22h, às sextas-feiras; das 10h às 22h, aos sábados; e das 10h às 18h, aos domingos. A entrada é franca.

Seminários

Os seminários e eventos técnicos são marcas da Suinofest. Neste ano estão programados para ocorrer paralelamente nos auditórios reuniões da diretoria da Federasul, da CIC Regional, seminário de sucessão rural, SuinoKids, encontro dos colaboradores do Sicredi Região dos Vales, Reunião Regional da ONG Parceiros Voluntários, Seminário de APL’s, Workshop de Oportunidades, Conferência Intermunicipal de Educação, Seminário Regional de Vereadores e desfile de modas Suinofest Fashion Show.

Roteiro Encantado

O Roteiro Encantado, passeio turístico que nesta edição completa cinco anos, também será novamente ofertado aos visitantes. Com duas opções de passeio, uma pela manhã e outra à tarde, tem visitação aos principais pontos turísticos de Encantado.

A rota contempla passagem pela Divine Chocolates Finos, MarciArtes, Memorial Gino Ferri, Igreja Matriz São Pedro e Memorial Santo Sudário, Casa de Cultura Dr. Pedro José Lahude, Lagoa da Garibaldi, Casa do Artesão, Parque Dália e Memorial Cosuel. A realização é da Associação dos Municípios de Turismo dos Vales (Amturvales), da comissão organizadora da Suinofest e dos empreendedores.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...