Construção civil deve se adequar à nova norma da ABNT

Lajeado – A partir de julho, os projetos habitacionais devem contemplar aspectos determinados por nova regulamentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A NBR 15.575 envolve diretamente a construção civil, por isso, os profissionais ligados ao setor devem conhecer e entender o que propõe a regulamentação, publicada em fevereiro deste ano. Com vistas a melhorar o padrão da habitação no Brasil, ela estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação. Entre eles estão os desempenhos acústico e térmico, durabilidade, garantia e vida útil.

Para esclarecer o assunto a construtores, engenheiros, arquitetos, entre outros profissionais da região, será realizada palestra na próxima quinta-feira, dia 23. A atividade ocorre às 20h30min na sede da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Alto Taquari (Seavat). Os principais aspectos da NBR 15.575 serão explicados por Bernardo Fonseca Tutikian, que é engenheiro civil, mestre e doutor em engenharia. Ele também é coordenador do projeto do Laboratório de Desempenho, que busca analisar materiais para a NBR 15.575.

A determinação da ABNT contém seis partes, as quais contemplam requisitos gerais; sistemas estruturais; de pisos; de vedações verticais internas e externas; de coberturas; e hidrossanitários. A íntegra da NBR 15.575 pode ser consultada no site www.abnt.org.br/catalogo. A regulamentação traduz tecnicamente as necessidades da sociedade brasileira no que se refere à aquisição de imóveis. Para isso, leva em conta o estágio técnico e socioeconômico do Brasil. A NBR 15.575 também tem como características estabelecer as responsabilidades de cada um dos atores ligados a uma edificação, tais como construtores, incorporadores, projetistas, fabricantes de materiais, administradores condominiais e os próprios usuários.

A palestra em Lajeado é uma realização do Sindicato das Indústrias da Construção, Mobiliário, Marcenarias, Olarias e Cerâmicas para a Construção, Artefatos e Produtos de Cimento e Concreto Pré-Misturados do Vale do Taquari (Sinduscom-VT) juntamente com a Seavat e DosaCon (Indústria de Artefatos de Concreto Ltda).

Inscrições

Interessados em participar da palestra devem fazer suas inscrições pelo telefone 3716-2074 ou e-mail contato@dosacon.com.br. A Seavat está localizada na Rua Albino Korndorfer, 77, no Bairro Montanha, em Lajeado.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...