Cenário do Cadastro Ambiental Rural é apresentado na Expovale
Agricultores, dirigentes sindicais e de órgãos ambientais estaduais e municipais acompanharam na última sexta-feira, dia 14, palestra sobre o cenário do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A atividade realizada na 19ª Expovale, em Lajeado, teve à frente o consultor ambiental da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Alexandre Scheifler. Ele explanou sobre a legislação, constituição jurídica e implantação do CAR, a qual ocorreu em 5 de maio de 2014.
De acordo com Scheifler, o objetivo do CAR é trazer à luz dos órgãos ambientais fiscalizadores a situação das propriedades rurais em relação ao Código Florestal Federal. “É um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais. A pessoa se autodeclara, ciente de que as informações estão de acordo com o que está na propriedade”, frisa o profissional.
Segundo ele, o CAR se assemelha à declaração do Imposto de Renda (IR). O CAR tem como prazo maio de 2015, com prorrogação por mais um ano. Ou seja, até 2016, todas as propriedades rurais do Brasil estejam no sistema.
Comentários