O 13º salário costuma ser um fôlego para o bolso do consumidor. E para o caixa das empresas do comércio também, pois é o momento ideal para recuperar valores em atraso. O SCPC da CDL Lajeado orienta os associados para que aproveitem o pagamento extra para resgatar o crédito dos seus clientes inadimplentes. A maneira mais ágil e eficaz de fazer isso é registrando no SCPC, a fim de que o cadastro seja colocado em dia e o lojista receba os valores das compras em aberto.
O SCPC notifica o inadimplente e lhe dá um prazo para procurar a empresa e fazer o acerto antes de ser incluído no banco de dados. Acompanhamento feito no SCPC de Lajeado revela que, em outubro deste ano, 51,78% das pessoas com dívidas no comércio providenciaram o pagamento das prestações atrasadas até 30 dias após o primeiro contato do SCPC. A gerente de SCPC da CDL Lajeado, Fabiana Weiand, afirma que, quanto antes o lojista inclui seu cliente inadimplente no SCPC, antes ele consegue recuperar sua pendência, e com isso o consumidor volta ao comércio.
Fabiana também destaca que a consulta no banco de dados antes de efetuar a venda também é uma forma de prevenção e recuperação de crédito. Em 2015, já foram efetuadas mais de 150 mil pesquisas no SCPC de Lajeado, sendo que 15,4% tinham pendências no ato da consulta.