Candidatos de Encantado assumem compromisso com propostas do Comitê do Futuro

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) apresentou aos candidatos a prefeito e vice de Encantado as propostas do Programa de Desenvolvimento elaborado pelo Comitê do Futuro, grupo formado por voluntários associados à entidade. O encontro ocorreu na terça-feira, dia 20, no Centro Empresarial ACI-E, com o objetivo de sensibilizar os políticos a assumirem o compromisso de darem encaminhamento à iniciativa a partir de janeiro de 2021.

Enoir Cardoso e Celso Cauduro, da Coligação Juntos Somos Mais Fortes, e Adroaldo Conzatti e Jonas Calvi, da Coligação Somos Todos Encantado, garantiram apoio e assinaram o termo de compromisso para a implantação das ideias (veja abaixo o texto na íntegra). A reunião contou com a participação de integrantes da diretoria executiva e do conselho deliberativo da ACI-E.

Segundo a presidente em exercício da Associação, Maria Cristina Castoldi, a proposta levada aos candidatos se dá na condição de parceria público-privada para, em conjunto, elaborar e implementar o Programa de Desenvolvimento para o município a curto, médio e longo prazo. “O compromisso da ACI-E e da Administração Municipal é semelhante. Voluntários ou não, ambos têm a responsabilidade e a missão de atuar em prol da sociedade, de fornecer condições de se desenvolverem como pessoas e profissionais, além de fortalecer a economia e promover o bem-estar comum”, salientou Maria Cristina. “A ACI-E e o Comitê do Futuro querem cooperar, participar conjuntamente com o governo no desenvolvimento socioeconômico de Encantado e da região”.

A proposta do Comitê

Criado em março de 2020, com o objetivo de auxiliar as empresas a se reinventarem e superarem as dificuldades enfrentadas pela pandemia, o Comitê do Futuro, hoje, trabalha com um propósito mais amplo, de contribuir com o desenvolvimento de Encantado para os próximos anos. As ideias foram explanadas aos candidatos pelos empresários Ana Paula Graciola e Felipe Klunk, integrantes do Comitê.

Conforme Ana Paula, durante as reuniões, o grupo percebeu que, para fortalecer as empresas, era preciso ter um ambiente adequado e competitivo. “Começamos a pensar em algo que abraçasse o nosso município, de modo a acolher os sonhos de cada um, criando um ambiente propício para manter os jovens na nossa cidade. Entendemos que esse jovem é livre para interagir e aprender com diferentes culturas pelo mundo, mas que o nosso município esteja preparado para absorver esse conhecimento, criando um espaço apropriado para essa geração, de modo a contribuir também para o desenvolvimento das próximas gerações”, comentou Ana Paula, ao mesmo tempo em que destacou a adesão de novos integrantes ao Comitê, como entidades educacionais e representativas de Encantado.

Uma das primeiras ações, segundo Klunk, foi pesquisar casos de municípios referências em desenvolvimento econômico e social. E, nesse estudo, o Comitê identificou que diversas cidades adotaram a metodologia Quádrupla Hélice, um modelo de cogestão que envolve quatro pilares: a sociedade civil/ONGs, o governo, as universidades/institutos técnicos e as empresas. “Nesse sistema, a demanda surge da sociedade, o governo cria as leis e financia os projetos, as instituições educacionais formam a mão de obra, que será absorvida pelas empresas, que buscarão atender aquela demanda da sociedade. É assim que a roda gira”, exemplificou Klunk, que ressaltou ainda que o programa de desenvolvimento deverá ter continuidade, independente de quem será o administrador do município nos próximos mandatos. “Para funcionar e colocar em prática todos precisam abraçar esse projeto. Os quatro entes tem de trabalhar e decidir em conjunto. Isso, sem dúvida, vai mudar Encantado. Daqui a 20 anos vamos ter um município melhor em desenvolvimento econômico. Por isso precisamos do apoio de vocês, futuros gestores”.

Após as explanações, os dois candidatos assinaram o documento e ressaltaram que vão incluir as ideias no plano de governo. Enoir Cardoso, Celso Cauduro, Adroaldo Conzatti e Jonas Calvi também puderam expor suas propostas eleitorais aos participantes da reunião. Cada coligação teve o tempo de 30 minutos para se manifestar.

 

Questões norteadoras

A empresária Ana Paula Graciola destacou seis questões que norteiam o trabalho do Comitê do Futuro.

  • Que cidade sonhamos construir?
  • No que seremos melhores?
  • Qual é nossa essência como município que nos diferencia dos demais?
  • Quais nossos pontos fortes e fracos?
  • Como reter (manter) os recursos humanos diferenciados/qualificados?
  • Como a cidade pode se transformar no agente de mudança nesta região ou país?

 

O termo de compromisso

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), entidade representativa de empresas, empresários, profissionais liberais e empreendedores, através do Comitê do Futuro, grupo formado por associados de forma voluntária, desenvolveu estudos ao longo dos últimos quatro meses e detectou diversos municípios com expressivo crescimento mesmo ao longo dos últimos anos de recessão econômica brasileira.

Observando as características de cada um dos municípios, suas peculiaridades e realidades, todos eles possuem um aspecto em comum. Os municípios estudados pelos voluntários aderiram a programas de desenvolvimento local onde a chamada quádrupla hélice está envolvida. A quádrupla hélice representa todos os munícipes, que estão inseridos nos governos, nas universidades e institutos de ciência e tecnologia, nas empresas e em toda a sociedade civil.

Nós da ACI-E, representantes de 291 empresas e profissionais liberais do município de Encantado, estamos propondo que os senhores, sendo eleitos, assumam e firmem, em janeiro de 2021, o compromisso de juntos (quádrupla hélice) desenvolvermos, ao longo dos próximos anos, o programa de desenvolvimento econômico e social de Encantado, incluindo este programa como meta no seu respectivo Plano de Governo.

Dos muitos casos estudados, os de maior sucesso nos levam a crer que teremos trabalho e envolvimento da comunidade para mais do que um mandado, isso nos conduzirá para a Encantado dos sonhos de cada um de nós, onde poderemos ver nossos filhos e netos progredirem. Diante do aceite, assinam este termo de compromisso.

 

 

Fonte Assessoria de Imprensa Aci-E Encantado

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...