Alunos conhecem cultivo de erva-mate

Roteiro dos estudantes de Engenharia Florestal contou com visitas a propriedades rurais, indústria e a escola Emafa

Ilópolis – Trinta e sete alunos e três professores do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), do campus de São Gabriel, estiveram em Ilópolis, na última semana. O objetivo foi conhecer o processo de cultivo e industrialização da erva-mate, já que a cidade é uma das maiores produtoras do Estado. O roteiro incluiu visita a propriedades rurais, onde os alunos conheceram os procedimentos de plantio, manejo e colheita. Também conheceram o trabalho de uma indústria. As visitas foram monitoradas pelo técnico da Emater/RS-Ascar e presidente do Polo Ervateiro do Alto do Vale do Taquari, Jurandir Marques.

A estadia no município encerrou com um passeio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola, Florestal, Ambiental (Emafa). No local, o grupo assistiu a um vídeo que mostrou todas as atividades que são desenvolvidas pelos alunos, com destaque para as disciplinas extracurriculares que contam com agronomia, zootecnia, entre outas disciplinas que enfatizam o trabalho ligado ao meio rural. O diretor da escola, Gilberto Trindade, explicou o funcionamento do estabelecimento de ensino.

O grupo acompanhou, ainda duas palestras, a primeira foi com o técnico Jurandir Marques que falou sobre as etapas de cada um dos processos que compõe o cultivo da erva-mate, enfatizando o conhecimento adquirido nas visitas práticas. Ele também falou da história da extensão rural na região e os trabalhos desenvolvidos pelos extensionistas da Emater de Ilópolis. Por fim, o técnico Paulo Rodrigues palestrou sobre cenários rurais, fazendo um comparativo de antigamente com a realidade atual.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...