Agricultura de Estrela divulga programas e números da Aftosa

O secretário de Agricultura, José Adão Braun e o vice-prefeito em Exercício, Valmor Griebeler, participaram, esta semana, da reunião do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Estrela (Codae). Entre as pautas, a secretaria divulgou dois novos programas, com recursos estaduais, que estarão à disposição dos agricultores do município: o plantio de pastagem perene e os viveiros para psicultura.

Plantio de pastagem perene

Estão abertas as inscrições na Secretaria da Agricultura para produtores interessados em implantar pastagem perene com recursos oriundos do Governo do Estado. Os pedidos devem ser feitos até dia 17 de julho, quarta-feira.

Viveiros para Piscicultura

Também estão abertas as inscrições para produtores interessados na construção de tanques ou açudes novos com tamanho em torno de mil metros quadrados, com a utilização de trator de esteira que será cedido pelo Governo do Estado. Estas inscrições podem ser feitas até dia 31 de julho.

Números da Aftosa

Os números da campanha de vacinação contra a Aftosa no município foram apresentados, esta semana, pela Secretaria de Agricultura. O índice vacinal de propriedades foi de 98,42 %, sendo o índice vacinal de bovinos de 99,71 %. O resultado positivo é comemorado pelo secretário José Adão Braun. Conforme ele, Estrela é um dos poucos municípios da região que realiza o trabalho com agulha oficial, alcançando ótimos índices. “A vacinação é uma parceria entre o município e a Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ)”, revela.

A população bovina no município é de 17.290 cabeças. A cidade superou os índices do Estado, que conseguiu vacinar 93,7% dos 13,8 milhões de cabeças de gado. “Desde maio equipes estão em campo. Todos os produtores receberam aviso para manterem os animais presos no dia previsto para a vacinação na sua propriedade, o que facilita a atuação dos técnicos”, enfatiza Braun, que reconhece a importância da participação dos criadores para o sucesso do programa.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...