Telefone: 55 (51) 3011 6982

381407_942221_acil (1)

ACIL manifesta contrariedade com a bandeira vermelha e sistema em geral

Patrocínio

Ao recebermos a informação de que o Governo do RS mantém a jurisdição de controle da pandemia sob a bandeira vermelha para o Vale do Taquari a partir desta terça (04.08), a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) manifesta contrariedade em relação à equivocada decisão.

Inicialmente, cabe destacar que nossa entidade não é contra as medidas de isolamento, mas contra a falta de lógica dos critérios adotados. Como embasamento, citamos pesquisa da Univates que mostra que o contágio está estacionado mesmo com o comércio aberto. Atualmente, temos menos internados do que tínhamos em abril/maio, sendo que 80% são de fora da região.

Por outro lado, percebemos o desgaste do sistema de bandeiras, com sua pouca eficácia prática em manter o distanciamento social e nefastas consequências para as atividades produtivas.

Registramos, igualmente, como negativa a falta de consenso da Famurs ao não assumir a responsabilidade pela gestão nas regiões ou municípios. A Acil defende, em não havendo consenso estadual, que a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) possa exercer o direito de gerir as medidas de controle da pandemia no Vale do Taquari. Para tanto, sugerimos que usem como critérios os bem embasados argumentos e fundamentações do ofício nº 029-04-2020 – AMVAT, de 1º de agosto de 2020, dirigido ao Comitê de Dados do Sistema de Distanciamento Controlado do RS, e ofício nº 16/2020, de 03 de agosto de 2020, da CIC Vale do Taquari, dirigido ao Exmo Sr Governador do Estado do RS.

Nossa região esteve sob a bandeira vermelha no início da implantação do sistema. Porém, superados os casos conhecidos que resultaram nessa classificação, conseguimos a partir daí ficar em laranja por 11 semanas consecutivas.

Desta forma, a Acil reafirma não ser justo restringir a atividade produtiva e fechar o comércio da região, justamente numa data tão importante de vendas como é a semana que antecede o Dia dos Pais. E conclama a sensibilidade do Governo do RS a rever, de forma urgente e definitiva, o uso do sistema de bandeiras.

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.