ACI-E concentra ações em auxílio aos atingidos pela enchente do Taquari

A maior enchente da história de Encantado trouxe prejuízos a cerca de 800 famílias. A elevação máxima do Rio Taquari chegou a 20m27cm na quarta-feira, dia 8, e atingiu 11 bairros da cidade. Segundo levantamento da Defesa Civil local, três mil pessoas foram afetadas. Muitas delas ficaram apenas com a roupa do corpo.

Atenta e preocupada com esse cenário devastador, também agravado pela recente estiagem prolongada e a pandemia do coronavírus, a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) mobilizou os associados e intensificou a promoção de ações a favor da comunidade encantadense.

Conforme a secretária executiva da ACI-E, Bernardete Rissi, ainda na quarta-feira, alguns associados, de forma espontânea, procuraram a entidade dispostos a doarem alimentos e cobertores. “Recebemos dezenas de cobertores, marmitas, lanches, alimentos e cestas básicas”, disse. Na quinta e sexta-feira, dias 9 e 10, foram entregues mais de cinco mil litros de água mineral, 500 litros de água sanitária para limpeza das casas e 70 kits de limpeza, com vassoura, pano e água sanitária.

Nesta semana, sempre em iniciativas conjuntas com os associados, foram comprados, direto na fábrica, 60 unidades de colchões de casal e de solteiro. Outras 40 unidades serão adquiridas nos próximos dias. “Os desafios são muitos, mas o empresário encantadense e do Vale do Taquari se mostra solidário e arregaça as mangas para ajudar o próximo, seja em doação monetária, bens ou esforço físico”, constata Bernardete.

As redes sociais e o site da ACI-E também foram utilizados para divulgar as ações. Além do pedido por doações, por meio da campanha “Vamos ajudar? Doe!”, as postagens orientavam as famílias atingidas pela enchente a fazerem o cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para Lucas Schneiders, coordenador da Parceiros Voluntários de Encantado, ONG integrada à ACI-E, os movimentos de solidariedade gerados durante a pandemia e agora na enchente demonstram que as pessoas perceberam que a união faz a diferença. “A ACI-E, junto aos seus associados, demonstra isso através de gestos solidários, os quais certamente auxiliam a recuperação das famílias atingidas pela cheia. Também precisamos do envolvimento e iniciativa da comunidade para que as ações possam alcançar os resultados esperados”, comentou.

O presidente da ACI-E, Rafael Fontana, agradeceu aos associados que puderam colaborar com as doações e chamou a atenção ainda para a mobilização da comunidade regional para ajudar as famílias afetadas pela enchente, não só em Encantado, mas também nos municípios vizinhos de Muçum e Roca Sales. “A solidariedade que estamos presenciando é emocionante. Nós, como uma entidade que defende o trabalho em união, não poderíamos deixar de estarmos juntos nesse momento complicado para muitas pessoas”, afirmou.

Carta aos Congressistas gaúchos

A ACI-E assina, em conjunto com a Administração Municipal de Encantado, Câmara de Vereadores e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), uma carta de reivindicações encaminhada aos deputados federais e senadores gaúchos no Congresso Nacional.

Conforme Rafael Fontana, outra situação que preocupa as lideranças encantadenses são os prejuízos sofridos pelas empresas. Conforme levantamento, mais de 150 empreendedores individuais, micro, pequenas, médias e grandes empresas tiveram seus estabelecimentos invadidos pela água. “Sem contar os profissionais liberais, os prestadores de serviços e os MEIs, que também sofreram perdas”, acrescenta Fontana. “Foram danos nos estoques, equipamentos, dias parados. Isso vai causar transtornos. Por isso, a ACI-E também está engajada em buscar soluções que possam diminuir o impacto econômico a essas empresas”.

Entre as demandas solicitadas estão o reconhecimento imediato por parte da Secretaria Nacional da Defesa Civil da situação de emergência no município, a agilidade na liberação de recursos, seja por meio de linhas de crédito ou por emendas parlamentares, e a prorrogação e a suspensão do pagamento de impostos aos atingidos.

Fonte Assessoria de Imprensa Aci-E Encantado

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...