Workshop Negócios em Pauta

Contadores e empresários debatem sobre fluxo de caixa

Cerca de 80 pessoas participaram da segundo edição do Projeto Negócios em Pauta, realizado nesta quarta-feira (29), na Câmara de Vereadores de Estrela. Focados no tema Fluxo de Caixa: Como Mantê-lo Saudável?, contadores e empresários da região ouviram a explanação do convidado, o pró-reitor de Administração da Univates Oto Roberto Möerschbaecher, e depois conversaram sobre o tema, fizeram questionamentos e deram depoimentos de suas experiências na rotina financeira das empresas.

Möerschbaecher afirmou que a ferramenta é o que norteia a Univates. “Esse senhor (fluxo de caixa) é que manda na nossa instituição. É a partir dele que programamos nossos investimentos”. Sobre como mantê-lo saudável, completou: “Visitá-lo com frequência. Se tem dinheiro, daí gasta. E, mesmo assim, estamos sempre atentos e agindo com cautela, o que faz com que nem sempre o orçado seja realizado”. Para o gestor da instituição de ensino, trata-se de um procedimento simples e possível de aplicar inclusive por empresas de pequeno porte. “A diferença está entre quem faz e quem não faz o fluxo de caixa”, destacou. Möerschbaecher também observou que o trabalho se assemelha a um orçamento caseiro, no qual se lança quanto ganha e quanto gasta. “É extremamente simples e necessário”.

O pró-reitor contextualizou a importância dessa organização para a sobrevivência da Univates. Citou números de receitas e despesas, as reservas e o endividamento, além dos desafios da concorrência e os atrasos no repasses do FIES, recurso esse que representa 35% da receita da Univates. “Se não tivéssemos criado um instrumento de controle financeiro, teríamos passado por uma situação gravíssima”, disse.

O Negócios em Pauta busca despertar a importância da qualificação na administração das empresas. “Queremos sensibilizar as pequenas organizações para a necessidade de gestão”, salientou o presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), Rui Mallmann. A entidade, em parceria com o Jornal A Hora, desenvolve o projeto durante todo esse ano e, em cada workshop, explora uma ferramenta de gestão. O próximo será sobre indicadores e vai ocorrer em Teutônia no dia 26 de abril, com participação gratuita. A iniciativa conta com o apoio de Sescon-RS, Univates/Crie, Sebrae, Capital Verde, Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) Vale do Taquari e Governo de Lajeado.

Fonte Simone Rockenbach

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...