Westfália é destaque no cultivo orgânico de hortaliças

Novas culturas de produção estão mudando o panorama do interior de Westfália. Na semana do meio ambiente o destaque vai para uma nova forma de plantio de hortaliças e frutas em um sistema suspenso que facilita o manuseio, representando menor investimento com a diluição no menor custo de produção. Com margem maior, contabilizando uniformidade nas perdas, o resultado positivo financeiro também é refletido com a colheita de produto orgânico, fresco e direto do supermercado para o consumidor.

O casal Vera e Egídio Pedro Roese são os precursores dessa cultura de plantio aqui na região. Com a experiência de ter produzido frutas e hortaliças no nordeste do Brasil, utilizando o máximo da terra com o mínimo da água, eles aplicaram no seu modo de produzir a tecnologia necessária para colher produto 100% ecológico. Na propriedade da família, na linha Frank, quatro estufas já produzem rabanetes e alface que são comercializados nos principais mercados de Westfália e Teutônia.

Quando residiam em Marco, no Ceará, o casal Roese já trabalhava com essa modalidade. “Lá no nordeste se produz de tudo, mesmo com 8 meses sem chuva. Os projetos de irrigação e controle da água aliada a melhor utilização da terra fazem com que a região seja a maior produtora de frutas e hortaliças do País. Na nossa propriedade plantávamos e colhíamos de tudo, sempre de forma controlada, equilibrando o uso da água e o potencial do solo. Fomos pioneiros nessa cultura e, agora, voltando ao sul, queremos aplicá-la aqui”, explica Roese, que é natural de Ivoti e residiu por vários anos no nordeste.

Retornando a Westfália depois de uma década, o casal que já tinha conhecidos na região se encantou pelo lugar e resolveu aplicar aqui toda sua bagagem de produção suspensa. “Com o esse modelo conseguimos mais qualidade no produto final, com uniformidade, e o manuseio, plantar e colher, é facilitado com a altura da área de cultivo. Nessas caixas suspensas há a terra com os compostos naturais necessários para o cultivo de determinada espécie e com o controle exato da água cada planta receberá o suficiente para se desenvolver. Estamos aprimorando a técnica de estufa em estufa., comenta Roese.

O extensionista da Emater de Westfália, Marcelo Müller e o secretário municipal da Agricultura e vice-prefeito, Otávio Landmeier, estiveram visitando a propriedade para conferir de perto a novidade. “A utilização controlada da terra e da água resultando em produto 100% ecológico é fantástico. Essa nova cultura absorve da natureza somente o necessário e o produto final é natural”, destacou Müller. “Estamos positivamente surpresos com essa evolução de produção rural aqui no Município. Importante ver que dando o suporte e incentivando a prática nosso interior se desenvolve cada vez mais. Essa é uma nova oportunidade de diversificação”, agregou Landmeier.

Demonstrando a prática do manuseio e a forma de construção das estufas Roese explica que o ciclo do rabanete, por exemplo, é de 37 dias do plantio da semente até a colheita. Além dele são cultivados pimentões, alface e pepino japonês. Para agosto está previsto o cultivo de melão na nova estufa que está sendo construída. Na obra tudo é ecologicamente correto: madeira de reflorestamento, plástico reciclável, terra composta, resíduos da produção de cogumelos e utilização de água da chuva captada das próprias estufas.

“Temos a consciência de que devemos aproveitar ao máximo os recursos naturais sem explorá-los. A perfeita e completa utilização da terra e da água com sua dosagem e nutrientes resultam num produto de maior qualidade, com uniformidade e ecologicamente correto. Já estamos com a nossa produção toda comercializada nos mercados de Westfália e Teutônia. Sai da terra para a mesa do consumidor. Recebemos visitantes aqui na nossa propriedade curiosos com a forma de manuseio e saem daqui encantados com o resultado. É possível termos um mundo melhor, basta se conscientizar, respeitando e cultivando a natureza”, finalizou Roese.

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...