Waldir Piccinini retorna à presidência da CIC Teutônia

“Atender da melhor forma possível aos anseios dos nossos associados é a nossa missão.” A frase resume o primeiro discurso do presidente Waldir José Piccinini, que reassume a Diretoria da CIC Teutônia para o biênio 2014-2015, cuja eleição ocorreu na Assembleia Geral Ordinária da entidade realizada na noite de 27 de março. O evento teve a participação de cerca de 150 pessoas, entre associados, autoridades, convidados e comunidade.

Tendo por local o novo auditório da CIC, inaugurado na mesma oportunidade, a programação da noite contou com apresentação de relatório de atividades do exercício de 2013, prestação de contas, votação de alteração da contribuição dos associados, eleição e posse da Diretoria e do Conselho Fiscal, seguida de inauguração da Galeria de Ex-Presidentes e quadro dedicado aos associados.

2013 de muitas ações

As boas-vindas foram dadas pela secretária executiva da CIC, Carina Schulte Bolfe, que destacou breve histórico de ações desenvolvidas pela entidade em 2013, com destaque para representatividade, com envolvimento da CIC em entidades regionais e estaduais, além da representação em eventos. “Tivemos um 2013 de muitas atividades, sempre voltadas a atender as demandas dos nossos associados. Também foi um exercício marcado por diversos investimentos, como a ampliação da nossa sede, utilizando recursos próprios da entidade. Os resultados alcançados nos fortalecem para seguirmos fazendo nosso trabalho e assumirmos novos desafios em 2014”, disse Carina.

Em seguida o contador Ovídio Driemeyer realizou a prestação de contas, aprovada por unanimidade. Na oportunidade os associados presentes à assembleia ainda aprovaram de forma unânime a majoração em 5,72% no valor das mensalidades.

Eleição

A ordem do dia teve continuidade com eleição e posse da nova Diretoria da CIC para o biênio 2014-2015. Uma única chapa foi apresentada, aprovada e empossada. Na presidência, Waldir Piccinini, com seus pares de Diretoria compostos pelo vice-presidente Renato Schefler; vice-presidente da Indústria Mariza Wolf; vice-presidente do Comércio Glauco Reinheimer; vice-presidente de Serviços Frederico Dahmer; vice-presidente de Infraestrutura Maiquel Mattes; tesoureira Renita Altmann; e vice-tesoureiro Edio Auler. Os efetivos do Conselho Fiscal são Ivandro Rosa, Francisco Diel e Renato Kreimeier, com os suplentes Egon Höerlle, Ervino Scheeren e Claus Kettermann. A nova Diretoria é composta por 39 diretores nas pastas da Indústria, Comércio e Serviços.

No discurso de despedida como presidente do biênio 2012-2013, Ivandro Rosa destacou o trabalho em equipe. “A atuação da CIC é a soma de esforços, buscando contribuir para o desenvolvimento regional. São lutas diárias em atendimento às demandas dos associados e da comunidade”, disse, lembrando a sintonia da entidade com os Poderes Executivo e Legislativo Municipal. Rosa ainda reafirmou a necessidade de qualificação da mão de obra e a “busca por empresas que agreguem renda, aliada à valorização das empresas já instaladas em Teutônia”.

Ele finalizou agradecendo o apoio, em especial dos associados, colaboradores e da família. “Esta Diretoria encerra seu mandato de cabeça erguida. Particularmente, tenho muito orgulho em integrar este grupo, num período de grande aprendizado pessoal, com uma gestão equilibrada e responsável”, concluiu Rosa.

Trabalho conjunto

Em seu primeiro discurso como presidente, Waldir Piccinini, que já presidiu a CIC no biênio 2010-2011 e nos dois últimos anos atuou como vice-presidente de Infraestrutura, lembrou a evolução da entidade. “No primeiro mandato o foco das atividades esteve em ações de integração e de maior visibilidade para a CIC e, neste momento, consolidada uma nova realidade da entidade, nossa dedicação estará centrada no atendimento dos anseios dos nossos associados”, afirmou.

Piccinini enfatizou que “seguimos contando com o apoio do Executivo e Legislativo Municipal, das nossas empresas e cooperativas, e em especial dos nossos associados, principal alvo de nossas ações. Vamos seguir atendendo pleitos para a superação de dificuldades, oportunizando soluções, trabalhando para manter as conquistas alcançadas e ampliando nosso relacionamento com a administração pública”.

Aproveitando a presença do prefeito de Teutônia, Renato Altmann, Piccinini propôs a criação de uma comissão setorial empresarial com o intuito de “discutir e opinar sobre decisões mais objetivas e ágeis da Municipalidade, numa mediação entre o Poder Público e privado, somando decisões importantes para Teutônia”. Neste mesmo contexto, o presidente agradeceu o apoio da Prefeitura de Teutônia, em especial na construção do Parque de Eventos.

Por fim, ainda agradeceu a disposição de seus pares de Diretoria, todos voluntários, o empenho do quadro de colaboradores e a confiança dos associados.

Parceria

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Renato Altmann reafirmou a parceria da Municipalidade com a CIC. “Teutônia é o que é graças ao seu povo, e nisso se enquadram os nossos empresários e entidades como a CIC.” Para o chefe do Executivo, a Administração Municipal seguirá envolvida com ações propostas pela entidade empresarial, “uma forma de valorizar as parcerias na busca pelas melhores soluções para Teutônia”.

Altmann ainda levantou a bandeira de que a região também deve ter atenção especial para questões locais, que beneficiem igualmente Teutônia, referindo-se a investimentos na Via Láctea, “que em 10km urbanos possui oito trevos”, e disparidade nos incentivos do Fundopem para Teutônia, “dificultando a atração de novos investimentos”. Nesta mesma linha defendeu a discussão conjunta do Plano Diretor, com atenção especial para a expansão urbana. “O que queremos para Teutônia daqui a 20 anos? Eu quero uma Teutônia com qualidade de vida.”

Antecedendo ao discurso do prefeito, o vice-presidente da CIC Vale do Taquari, Henrique Purper, enalteceu o trabalho da entidade teutoniense, parceira nas ações da entidade regional. Adiantou ainda que a nova gestão da CIC-VT, empossada no dia 26 de março, terá posições firmes na busca pela defesa dos interesses regionais, com “ações de indignação”. Nesta mesma linha o deputado estadual Jorge Pozzobom defendeu o trabalho da CIC Teutônia como “exemplo de parceria público-privada”. O parlamentar ainda elogiou a transparência da entidade teutoniense, com gestores sérios e responsáveis. “A união faz a força e a força faz a diferença”, concluiu.

Galeria de Ex-Presidentes

Encerradas as formalidades da assembleia, ocorreu a inauguração da Galeria de Ex-Presidentes, instalada em local de destaque no novo auditório. Para o momento foram convidados os presidentes da CIC, todos presentes, uma forma singela de homenagear essas pessoas que se dedicaram voluntariamente à presidência da entidade, representando política e institucionalmente os associados, aglutinando as lideranças empresariais em prol do desenvolvimento sustentável.

Desde a fundação da CIC, em 1º de dezembro de 1999, a partir da fusão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teutônia (CDL) e da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Teutônia (ACIAT), passam-se quase 15 anos e o primeiro presidente foi Plínio Ervino Widmann, na gestão 1999-2001. Na sequência a presidência foi comandada por Ervino José Scheeren, na gestão 2002-2003, que voltaria a encabeçar a Diretoria da CIC na gestão 2008-2009. Neste intervalo de tempo conduziu os trabalhos o presidente Francisco de Souza Abrahão, na gestão 2004-2005. Em seguida presidiu a entidade José Mirto Petter, no período de 2006-2007. A gestão 2010-2011 teve como presidente Waldir José Piccinini, seguido do presidente Ivandro Carlos Rosa na gestão 2012-2013, que por sua vez repassou a Diretoria da CIC a Waldir Piccinini, eleito para a gestão 2014-2015.

Novo prédio

A primeira sede da CIC Teutônia, ocupada pela entidade de 1999 a 2005, foi junto à estrutura do Centro Administrativo Municipal, em sala disponibilizada pela Prefeitura de Teutônia, na época com 43m2. Passados alguns anos, a estrutura já não atendia mais adequadamente o trabalho da entidade, quando mais uma vez a Municipalidade reafirmou sua parceria com a CIC ao disponibilizar mais duas salas no Centro Administrativo. Sendo assim, antes de contar com sua sede própria, a CIC ocupou três salas no Centro Administrativo, no quadrante da piscina.

O trabalho de construção da sede própria da entidade teve início em fevereiro de 2004 e a primeira parte foi inaugurada no dia 1º de dezembro de 2005, com 288 metros quadrados, abrigando a secretaria, sala de cursos e auditório. Em dezembro de 2010 a CIC inaugurou a primeira etapa da ampliação de sua sede, que compreendeu o subsolo da ala um e marcou as comemorações do 11º aniversário da entidade.

Dois anos depois, em maio de 2012, a entidade retomou as obras de ampliação de sua sede. O novo prédio, erguido ao lado e interligado com a estrutura atual, ao estar totalmente concluído terá 396 metros quadrados. Além do novo hall de ligação dos prédios, com 72 metros quadrados, haverá nova recepção, banheiros e escadaria para o subsolo da atual ala um. No térreo da ala dois, inaugurado neste dia 27 de março, há um auditório com capacidade para 230 pessoas e cozinha auxiliar, somando 324 metros quadrados. No subsolo da ala dois ainda serão outros 368 metros quadrados.

Somando as alas um e dois, após concluídas as obras no subsolo da ala dois, a sede da CIC passará a ter 1.240 metros quadrados. A estrutura utilizada até então na ala um possui térreo com 288 metros quadrados, que abriga recepção, auditório, banheiros, cozinha, salão administrativo, Ponto de Atendimento do Sebrae e sala de reuniões. No subsolo da ala um, com 187 metros quadrados, é disponibilizada sala de treinamentos, banheiros, sala de arquivo, área de convivência com churrasqueira, cozinha e garagem. No novo hall projetado haverá um local para receptivo dos eventos, além de poder ser utilizado para o dia a dia da entidade.

Com este novo espaço concluído, a Casa do Empresário disponibiliza três auditórios, apropriados para a organização de cursos, palestras e diversos treinamentos e eventos, com capacidade total para abrigarem, juntos, cerca de 380 pessoas.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...