Viva o Taquari Vivo: 9ª edição ocorre em 11 de abril e ramifica-se pelo Vale

A 9ª edição do “Viva o Taquari Vivo” está com data definida. A ação ocorre no dia 11 de abril, com início às 8 horas e estendendo-se até o meio dia. Nesta edição, além dos municípios de Estrela, Lajeado e Arroio do Meio, está confirmada também a participação de Cruzeiro do Sul. Estudam a possibilidade de participar e podem confirmar em breve a adesão, os municípios de Bom Retiro do Sul e Encantado.

Na terça-feira, dia 24, aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) o encontro dos representantes dos municípios, empresas e instituições apoiadores do projeto. Gilberto Soares, coordenador voluntário da ação lembrou que a ação, originada como projeto da Acil como voluntária pessoa jurídica da Unidade da Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, transformou-se em mobilização regional, com forte e crescente apoio da comunidade.

No total das oito edições anteriores, foram retirados do rio quase 23 toneladas de lixo. E, ano após ano, a comissão organizadora registra o aumento do voluntariado interessado em defender e preservar o rio.

A ação esteve entre as três finalistas do Prêmio da Agência Nacional de Águas (ANA) no quesito Organização Não Governamental (ONG). Gilmara Scapini, coordenadora da UPV Lajeado, comenta ser “uma grande alegria ficar entre os três finalistas e participar de um evento tão grandioso”. E complementa: “não ganhamos o prêmio principal, mas trouxemos o reconhecimento, pois dos 452 inscritos de sete segmentos, nós estávamos entre os três finalistas. Ter nossa ação divulgada nacionalmente, é uma honra!”

Exposição

No mês de março, será promovida na Univates a exposição “Lixos Modernos: uma reflexão sobre hábitos de consumo”, com objetivo de sensibilizar e convidar a região a participar da 9ª edição da ação “Viva o Taquari Vivo”. A mostra estará disponível no Museu de Ciências Naturais até 31 de julho. Consistirá na apresentação de árvores estilizadas com galhos e folhagens formados por eletroeletrônicos, brinquedos e plásticos. A intenção é conscientizar sobre o consumo e geração de lixo, explica a bióloga da Univates Cátia Viviane Gonçalves. A exposição estará aberta à visitação de escolas, empresas e público em geral.

Adesão

Entidades, empresas, organizações, proprietários de embarcações e cidadãos interessados em aderir à mobilização voluntária devem entrar em contato com a coordenadora da UPV Lajeado na sede da Acil, rua Silva Jardim, 96, Centro, Lajeado, pelo fone 3011-6900 ou e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...