Viva o Taquari Vivo: 10ª edição acontece neste sábado

Acontece neste sábado, dia 2 de abril, a 10ª edição do “Viva o Taquari Vivo”. A ação inicia a partir das 7h30min estendendo-se até meio-dia. A participação dos municípios de Estrela, Lajeado, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires está confirmada.

Neste ano, o projeto ganhou uma nova dimensão. Os 119 municípios que compõe a Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, de acordo com a sua realidade, reproduzirão ações semelhantes simultaneamente ou no decorrer deste ano.

A ação, originada na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) como voluntária pessoa jurídica da Unidade da Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, transformou-se em mobilização regional, com forte e crescente apoio da comunidade.

O diretor de Responsabilidade Social Corporativa da Acil, Gilberto Soares, coordenador da ação, lembra que o programa tem caráter educativo e visa deixar o meio ambiente em situação melhor para as futuras gerações. “Essa mudança de olhar começa em nós. Precisamos entender que a água existente no planeta é a mesma que já estava aqui no tempo dos dinossauros. Buscamos a transformação de atitudes, o estabelecimento de nova realidade com a sociedade, construindo, hoje, relacionamento de respeito e cuidado com o rio”.

Em 2015, a iniciativa teve a participação de mais de 600 voluntários e registrou total de mais de quatro mil e setecentos quilos de lixo retirados das margens do rio. No total das nove edições anteriores, foram retirados do rio quase 28 toneladas de lixo.

Parceria

O Viva o Taquari Vivo completa nesta edição 10 anos. Contemplando a ação, a TV Informativo realizará um documentário resgatando a história do projeto desde a sua primeira edição.

Segurança dos Voluntários

A coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini, lembra que a ação preza pela segurança dos participantes. Os adultos deverão usar calçado fechado, bem como calças e camisetas de manga longa. Para as crianças, haverá atividades diferenciadas no evento, pois não poderão entrar em contato direto com o lixo.

Adesão

Entidades, empresas, organizações, proprietários de embarcações e cidadãos interessados em aderir à mobilização voluntária devem entrar em contato com a coordenadora da UPV Lajeado na sede da Acil, Rua Silva Jardim, 96, Centro, Lajeado, pelo fone 3011-6900 ou e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...