Vice-reitor da Univates realiza pesquisa na Espanha

O vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, está realizando, desde o mês de outubro, coleta de dados na Espanha, na região da Galícia, para sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD). Sua pesquisa, vinculada à Universidade de Santiago de Compostela, aborda a gestão de propriedades produtoras de leite no Vale do Taquari e na Galícia.

Cyrne está sendo orientado pelos professores Claus Haetinger e Claudete Rempel, da Univates, e por Pedro García Herradón, da universidade espanhola. O objetivo de seu trabalho é melhorar a gestão administrativa das propriedades leiteiras no Vale do Taquari a partir das experiências obtidas na região da Galícia. Para isso, ele está coletando dados nas Cooperativas Melisanto e ICOS, em que visitou 30 unidades de produção para conhecer as formas de gestão da produção leiteira.

Além disso, o trabalho de Cyrne também inclui visita à instalação da própria Cooperativa Melisanto, já que o cooperativismo desempenha um importante papel no sistema de apoio e defesa dos produtores locais. O professor conta que espera poder aplicar seus conhecimentos na região do Vale do Taquari quando retornar ao Brasil. “Será uma proposta simples, mas importante, na medida em que é necessária a profissionalização dos produtores no Brasil, pois eles têm uma gestão muito simples e devem fazer de suas propriedades uma empresa, um negócio rentável”, explica Cyrne.

O professor comenta, ainda, que pretende trazer exemplos dos municípios de Melide e de Taboada. “Chamou muito a minha atenção a ideia de colocar à disposição dos associados a mão de obra para os feriados e fins de semana. É um serviço que não existe nas cooperativas do Brasil. Além disso, o acompanhamento que é feito das produções como negócio e, por fim, a questão tecnológica, que é muito implantada nessas cidades”, ressalta.

O retorno de Cyrne para a Univates está programado para o início de 2015.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...