Vale do Taquari recebe Prêmio Inovação do Turismo RS

A noite da segunda-feira, dia 16, foi de festa e premiação às melhores práticas do turismo gaúcho com a divulgação dos 24 vencedores do I Prêmio Inovação do Turismo RS, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Promovida pela Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS), a iniciativa mobilizou diversas regiões do Estado e contou com 178 trabalhos inscritos em sete categorias: gestão e planejamento, estruturação de produto, atendimento/hospitalidade, entretenimento e lazer, acessibilidade e inclusão no turismo, sustentabilidade e promoção de produtos e destinos.

A região turística Vale do Taquari concorreu com nove iniciativas e saiu vencedora na categoria Melhores Práticas em Gestão e Planejamento/Sistema de Gestão do Turismo/Organização da Governança Regional e Municipal com o trabalho “Organização da Governança Regional através da Amturvales”. Além deste, os Vales do Rio Pardo e Taquari ficaram com a segunda colocação na categoria Melhores Práticas em Entretenimento e Lazer/ Melhor Evento – Festa, com o “Turisvales – Salão de Turismo dos Vales”.

O governador do Estado, Tarso Genro, prestigiou a cerimônia e destacou a importância do turismo para o Rio Grande do Sul. “No começo da minha gestão, afirmei que o Estado iria crescer o dobro do Brasil. E nós não estamos crescendo desta maneira, mas mais do que o dobro. E o turismo nos ajuda neste crescimento demonstrado em números.

Quero agradecer aos que se inscreveram no prêmio e dizer que todos são vencedores”, disse.

A secretária Estadual do Turismo, Abgail Pereira, afirmou que a premiação buscou prestar uma homenagem aos projetos inovadores identificados pela secretaria ao longo dos três meses de execução do RS Mais Turismo nas 26 regiões turísticas do Estado. “Percebemos um grande número de práticas que mereciam o nosso reconhecimento. Assim, criamos o I Prêmio Inovação do Turismo RS, que contou com a participação do trade, da iniciativa privada, da academia e do poder público indicando que o setor está crescendo e se desenvolvendo de forma integrada”, revelou.

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Vanildo Roman, avaliou como importante a realização da premiação. “Foi uma iniciativa louvável, pois reconhece o trabalho que as regiões têm realizado”, afirmou.

De acordo com Roman, a primeira colocação da Amturvales é fruto de um planejamento. “Todo o trabalho realizado pela Associação tem sido pensado estrategicamente, desde a divulgação até a aplicação dos recursos, com o objetivo de consolidar a região. Esse prêmio é de toda a equipe, da diretoria, dos empreendedores e dos municípios que têm se esforçado para alavancar e consolidar o Vale do Taquari como região turística”, falou. “Agradeço a todos que têm se empenhado em prol do turismo na região”.

O conselheiro Estadual de Turismo, representante do Vale do Taquari, Rafael Fontana, ressaltou que a distinção é um reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo dos últimos anos. “A Amturvales tem feito um trabalho estruturado, com profissionais da área técnica e desenvolvido trabalhos regionais que chamaram a atenção do Estado”, disse Fontana.

Iniciativas do Vale do Taquari que disputaram o I Prêmio Inovação

Categoria: Melhores Práticas em gestão e Planejamento/ Sistema de Gestão do Turismo/Organização com os projetos:

  • Turismo: Incremento e Fomento da Economia Local e Regional – Teutônia;
  • Associação de Turismo Caminhos da Forqueta – Arroio do Meio;
  • Organização da Governança Regional através da Amturvales.

Categoria: Melhores Práticas em Estruturação de Produtos/Turismo Rural:

  • Caminhos da Forqueta – Arroio do Meio.

Categoria: Melhores Práticas em Atendimento/hospitalidade/Qualificação de Mão de Obra:

  • Qualificação de Recursos Humanos para o Turismo da Região do Vale do Taquari – Amturvales.

Categoria: Melhores Práticas em Entretenimento e Lazer/ Melhor Evento/Festa:

  • Turisvales – Salão de Turismo dos Vales – Vales do Rio Pardo e Taquari.

Categoria: Melhor Roteiro Turístico

  • Roteiro Encantado – “Renda-se aos Nossos Encantos” – Encantado.

Categoria: Promoção Associada ao Turismo

  • Caminhos da Forqueta – Arroio do Meio.

Categoria: Melhores Práticas em promoção de Produtos e Destinos

  • Material Promocional Turístico Imprenso do Vale do Taquari.

O júri que escolheu as melhores práticas do turismo gaúcho foi formado por jornalistas, especialistas dos setores público e privado e empresários: Gilberto Perin (RBS TV); Emilia Fernandes (Codesul); Henrique Raizler (Mapa Mundi/Band); Paulo Cesar Flores (Blog De Mala e Cuia); Rita Vasconcelos (Abav); professor Abdon Barretto Filho (PUC-RS); Guilherme Paulus (CVC); Maria João Raupp (TAP-RS); João Ferrer (Secretário Estadual de Comunicação), Paulo Victor Milanez (Secretaria Estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã), Marta Rossi (Rossi & Zorzanello), Zelmute Marten (Conselho Estadual de Turismo) e Márcio Cabral (Setur/RS).

A entrega dos prêmios foi feita em conjunto com o show TãnTãngos, do músico Hique Gomez.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...