Vale do Taquari participa do primeiro encontro da Câmara Temática da Regionalização do turismo do RS

Vale do Taquari – Representantes do Conselho Estadual de Turismo (Conetur), estiveram reunidos na tarde da segunda-feira, dia 22, na Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RS), em Porto Alegre, para debater a composição da Câmara Temática de Desenvolvimento e Regionalização do turismo do Rio Grande do Sul. A região esteve representada pelo conselheiro e integrante da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana.

Durante o encontro foi apresentado o conceito de regionalização, que tem como base a estruturação, a ampliação, a diversificação e a qualificação da oferta turística gaúcha, considerada uma das principais estratégias de execução da Política Nacional do Turismo e do Plano Diretor do Turismo do RS, devido a sua proposta de desenvolvimento de forma descentralizada e regionalizada, com foco no planejamento coordenado e participativo.

Além disso, foi discutida a necessidade de indicar a composição de representantes da Câmara Temática (coordenador, secretário executivo e relator), os procedimentos de encaminhamento para o Conselho, a portaria (marcos legais), o projeto de Lei Estadual do Turismo, o Fundo de Desenvolvimento do Turismo do Estado do Rio Grande do Sul (Fundetur) e assuntos gerais.

De acordo com o diretor do Departamento de Desenvolvimento do Turismo da Setur, Maximilianus Pinent, o documento apresentado tem o objetivo de nortear as questões específicas do tema e alinhar as demandas com a participação conjunta dos responsáveis. Na reunião foi destacada a importância sobre dados e indicadores que possam subsidiar as secretarias e instituições vinculadas ao turismo. Além disso, será encaminhado ao Governador do Estado uma sugestão de nota diretriz para a transversalidade com outras secretarias e com órgãos federais que possam atender às demandas das regiões. “Este é um processo evolutivo e muito importante para as instâncias de governança regionais”, salientou.

O representante da região destacou que os encontros do Conetur têm possibilitado progressos. “Estamos avançando no fortalecimento das estruturas regionais de gestão do turismo, a fim de desenvolver, qualificar e promover nossos produtos e atrativos turísticos”, afirmou Fontana.

Foram indicados para coordenação da Câmara Temática, secretaria executiva e relatoria os seguintes nomes: Julio Cesar Pannbecker (Famurs), Zelmute Marten (CDES) e Rita Michelon (ABBTUR), respectivamente.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...