Vale do Taquari é destaque no workshop da CVC

A Secretaria do Turismo (Setur/RS) participou nos 19 e 20, do 20º Workshop & Trade Show CVC 2014 – Construindo juntos o futuro, no Expo Center Norte – Pavilhão Branco, em São Paulo. O Estado se apresentou com o slogan do turismo gaúcho ‘Rio Grande do Sul Um Grande Destino’, no estande em que foram divulgados os roteiros do Vale do Taquari e que serão comercializados pela CVC.

A secretária do Turismo, Abgail Pereira, ressalta que a região dos Vales tem se destacado no setor. O Vale do Taquari foi um dos premiados na categoria de Melhores Práticas em Gestão e Planejamento, no Prêmio Inovação do Turismo. “A Setur investiu mais de R$ 500 mil na qualificação da oferta turística local para prestadores de serviços, empresários e pessoas ligadas ao segmento turístico. Agora com os produtos já formatados, o próximo passo é a promoção e o apoio à comercialização destes roteiros, um dos pilares trabalhados pela secretaria” disse.

Em janeiro, Abgail recebeu representantes do Vale do Taquari e da agência de viagens CVC para dar continuidade à ação de formatação de novos produtos turísticos para a região, iniciada no ano de 2013, quando o Departamento de Promoção e Marketing da Setur percorreu a região com o objetivo de verificar a possibilidade de incluir as regiões na programação de lazer da operadora. O trajeto foi realizado pelos municípios integrantes dos Roteiros Turísticos regionais, com visitas em hotéis, restaurantes e outros empreendedimentos turísticos, acompanhados por integrantes da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), além de integrantes de prefeituras e empreendedores.

O evento

A 20ª edição do Workshop & Trade Show CVC, que foi realizada nos dias 19 e 20 de março, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo (SP) se apresentou com a temática ‘Construindo juntos o futuro’. O evento reuniu centenas de expositores nacionais e internacionais e comemorou 20 anos de realização.

Roteiros

O Vale é uma terra de muitas riquezas, considerado o terceiro mais fértil do mundo, além de ser o território onde se concentra uma das maiores diversidades econômicas do Rio Grande do Sul. O povoamento iniciou por volta do século XVIII com a chegada dos açorianos, seguido de alemães, italianos, poloneses e austríacos. Sob coordenação da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), a região tem se destacado no setor turístico. O Vale preserva a arquitetura e os costumes herdados dos imigrantes europeus e possui um relevante número de propriedades rurais com atividades turísticas incorporadas em sua rotina. Uma gastronomia farta e variada, artesanato diferenciado, agroindústrias – destaque para os produtos coloniais elaborados de forma artesanal – compras, religiosidade, danças, músicas, festas típicas e eventos variados, natureza exuberante e clima ameno aliado à hospitalidade interiorana são características desta região que também carrega fortemente a identidade do povo gaúcho.

O Vale do Taquari para melhor organização dos empreendedores e empreendimentos tem se estruturado por meio de Rota e Roteiro e conta hoje com inúmeros atrativos turísticos que viajam pelas lembranças do passado até as riquezas atuais. A região vive um momento favorável ao desenvolvimento turístico, já tem recebido inúmeros turistas nos atrativos que integram as Rotas e os Roteiros e a região também tem promovido uma variedade de atrações que fortalece o turismo de negócios. Isso mostra as oportunidades que a região tem para o desenvolvimento do turismo. Diversos atrativos turísticos nos municípios, dentre eles, destacam-se alguns:

  • As opções de passeios mostram ao turista admiráveis registros da imigração italiana, do começo do século passado, por meio de habilidosas construções de madeira. Um dos destaques é o Moinho Colognese, construído em 1917 em Ilópolis, onde está o Complexo Arquitetônico Museu do Pão. O conjunto conta, além do Moinho, com o Museu do Pão, a Escola de Panificação e a Bodega. A obra, restaurada e em funcionamento, de magnitude arquitetônica e cultural, foi erguida no centro da cidade. O espaço registra desde a história do pão, por meio de uma linha do tempo com equipamentos utilizados no plantio de grãos e na elaboração do alimento, até a produção na Oficina de Panificação, onde são ministrados cursos por profissionais especializados. No Moinho Colognese também é apresentado o processo de transformação do grão em farinha, com equipamentos originais.
  • Na Bodega, os atrativos são a degustação das iguarias feitas na oficina. No cardápio, a culinária italiana e os produtos à base de Erva-Mate agradam paladares e surpreendem com novos sabores. Nesta região, a Erva-Mate é um produto economicamente importante. Dela é feito o tradicional chimarrão, bebida símbolo do Rio Grande do Sul. A Erva-Mate inspirou a formação deste passeio, que é constituído pela união de 10 municípios: Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Itapuca, Nova Bréscia, Putinga e Relvado. Além dos diversos atrativos que têm como base a erva-mate, essa rota tem como diferencial, no município de Anta Gorda, a degustação e a compra de guloseimas à base de nozes. O percurso contempla um delicioso passeio no Memorial da Noz Pecan e Agroindústria Pitol, tradicional produtora de mudas de nogueira pecan desde a década de 60.
  • A Agroindústria também industrializa o fruto. Um quiosque, erguido no meio do lago, abriga o Memorial da Noz, ideal para receber as pessoas. A estrutura é fechada com vidro, onde também fica o showroom para a aquisição dos produtos e um telão que reproduz vídeos com a história da nogueira e de Anta Gorda. Em um trajeto tipicamente germânico está o município de Teutônia, onde a cultura alemã é destacada em todos os pontos do trajeto. Um dos atrativos é o Centro Administrativo Municipal de Teutônia que retrata, em 64 módulos e numa área de 5.800m² em estilo enxaimel, um pedaço da Alemanha no Brasil. Nos seus quadrantes encontram-se o Museu Henrique Uebel, o Relógio das Flores, a Praça das Tradições e o Lago. Com destaque para a Lagoa da Harmonia que fica sitiada à 593m de altitude, possuiu uma belíssima lagoa de 8 hectares de água límpida e perene em meio à um verde exuberante.
  • Outra opção de visitação fica no município de Encantado, um trajeto surpreendente, onde o visitante encontra neste tour uma bela paisagem e uma variedade de outras belezas turísticas, culturais, religiosas, artesanais e históricas. Além do cenário, a farta gastronomia é um atrativo à parte. Na bela Igreja Matriz São Pedro está o Memorial Santo Sudário, o pano de linho que envolveu o corpo de Jesus Cristo depois de morto. A imagem reproduz uma réplica do Sudário original que está em Turim, na Itália. Além disso, a Igreja Matriz é o símbolo oficial do município.
  • Um tour por pontos turísticos dos municípios de Estrela, Colinas e Imigrante. Nos passeios, os visitantes contemplam, desde as pastagens e os casarios de época, locais que exaltam a gastronomia típica e a hospitalidade interiorana. Uma excelente oportunidade deste trajeto é admirar a beleza de uma planta ornamental, o Cactus, no Cactário Horst, em Imigrante. No maior Cactário da América Latina em variedades encontram-se centenas de espécies de diferentes gêneros oriundas do Rio Grande do Sul, Brasil e Mundo que podem ser adquiridas.
  • No município de Lajeado, cidade polo do Vale do Taquari e sede de muitas indústrias alimentícias, os atrativos são diversos. Um diferencial no Tour Lajeado é a realização do passeio no conforto do “Cedelinho”, um ônibus turístico aberto. Na cidade, o Parque Histórico é uma verdadeira ‘aldeia-museu’, com uma série de prédios antigos, legítimos da colonização alemã, em estilo enxaimel. O Parque ganhou projeção nacional com as cenas gravadas para o filme ‘A paixão de Jacobina’. Além do valor histórico-cultural, o local é destinado à realização de eventos, lazer e gastronomia, com ambiente para apreciar um Café Colonial. No Parque também são encontrados museu, escola, salão de baile, ferraria e moinho.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...