Univates consolida parcerias com empresas que serão alocadas no Tecnovates

A Univates realizou, na manhã desta quarta-feira, dia 19, reunião com representantes das empresas parceiras do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates. Na ocasião, foi assinada parte dos contratos das empresas que estarão alocadas no Parque, que tem a inauguração das obras de ampliação marcada para o dia 3 de maio.

No início do evento, o reitor da Univates, professor Ney José Lazzari, falou sobre o que torna uma região rica, citando o capital social e a relação entre empresas e instituições. “Um dos diferenciais que temos no Vale do Taquari é o grau de confiança e de interação entre as organizações e entre as pessoas. E vocês, como diplomados pela Univates, ou mesmo parentes de diplomados, mostram que possuem confiança na Instituição, assim como a Instituição confia em vocês”, ressaltou.

Conforme Lazzari, no momento em que se oficializa essa relação, consolida-se também o grau de confiança, permitindo que organizações cresçam e avancem ainda mais. “Isso faz com que possamos resolver novos problemas e novos desafios, e quando passamos por eles, surgirão outros que fazem com que a gente cresça”, salientou o reitor.

Em seguida, a coordenadora científica do Tecnovates, professora doutora Simone Stülp, apresentou o novo espaço e explicou algumas de suas características. Os setores do Tecnovates serão: Unianálises, Inovates, Centro Tecnológico em Produção de Alimentos (CTPA) e Silvicultura. Conforme a professora, os laboratórios do CTPA terão foco, principalmente, na área de alimentos.

Além disso, o local também contará com uma Central Analítica para atender as empresas com análise de diversos materiais. Outros locais previstos citados por Simone são o Laboratório de Efluentes e os Laboratórios de Biofábrica. “Também existe a ideia de criar um laboratório na área de energias renováveis, que está sendo pensado para o câmpus de Encantado. Trabalharemos com biogás, oriundo de dejetos de suínos, e posteriormente com células a hidrogênio”, explicou Simone.

Outros detalhes sobre a infraestrutura também foram repassados aos presentes. Por exemplo, as novidades dos novos espaços da Inovates, que contarão com um auditório para 150 pessoas, sala de reuniões, hall de entrada com sofás e café, estacionamento e duas salas de aula, além da ideia de instalar, futuramente, lancherias e máquinas de autoatendimento de alimentos no local.

O Tecnovates contará com um Comitê de Parceiros, composto por representantes da administração do Parque e de empresas parceiras, que participarão de reuniões periódicas para avaliação e sugestões de melhorias sobre o funcionamento do local. Em breve, serão assinados os contratos de parceria dos projetos de pesquisa envolvendo o Parque.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5870, ou pelo e-mail tecnovates@univates.br.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...