Unimed VTRP é a primeira operadora gaúcha a receber a Acreditação

Prevenir é o melhor remédio. Este dito popular, tão bem empregado quando o assunto é a qualidade de vida da população, mostra-se igualmente verdadeiro para a manutenção da saúde financeira das operadoras de plano de saúde. Aquelas que seguem esse raciocínio, para melhor gerenciar a saúde de seus clientes, estão no caminho certo para a conquista da maior certificação do setor: a Acreditação. No final de agosto, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) foi a primeira operadora do Rio Grande do Sul a receber tal reconhecimento, que é concedido às empresas que cumprem um conjunto de exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Entre as 1,1 mil operadoras do país, a Cooperativa foi a quarta a obter a distinção.

Na avaliação do presidente da Unimed VTRP, Carlos Antonio da Luz Rech, esta foi uma das conquistas mais significativas da história da Cooperativa Médica, que tem 42 anos e cuida de 223 mil clientes. “Valorizamos muito a Acreditação, pois se trata de um certificado da ANS, que é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde e responsável por ditar as regras e fiscalizar o setor de saúde suplementar no país. Seus requisitos são bem específicos para o nosso negócio e servem como uma avaliação das nossas ferramentas de gestão, sinalizando às operadoras os pontos fortes e os pontos a melhorar. Tivemos mais uma prova que, muito além de cumprirmos as leis, estamos em um nível de excelência que é referência nacional”, analisa Rech.

Espaço Vida

Não é de hoje o empenho da Unimed VTRP em promover a saúde e a qualidade de vida na região. Há pelo menos uma década, quando foi inaugurada a primeira estrutura denominada “Espaço Vida”, a Cooperativa convida seus clientes a adotarem hábitos mais saudáveis. Eles podem aderir ao plano de cuidados individuais e participar de programas de promoção e reabilitação da saúde, grupos e oficinas, além de assistir palestras que também são abertas à comunidade. Atualmente, a Cooperativa mantém quatro unidades: em Lajeado, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Encantado. Só no ano passado, o Espaço Vida Unimed atendeu 7.286 clientes e 545 pessoas da comunidade.

Há dois anos e meio participando de um dos grupos de atividade física do Espaço Vida Lajeado, Lothar Eugenio Berner, 73 anos, está bastante satisfeito com os resultados. “Quando comecei, tomava 12 comprimidos por dia. Hoje, são só dois”, comemora o comerciante aposentado. A prática regular de exercícios o ajuda a manter sob controle o diabetes e os níveis da pressão arterial. Além disso, também contribuiu para uma melhora na doença reumatoide. “Por duas vezes eu desmaiei e não consegui me levantar. Doíam todas as minhas articulações dos joelhos para cima”, conta ele. O aposentado tem consciência de que a atividade física é fundamental para que possa ter uma vida com qualidade e um envelhecimento saudável. Por isso, religiosamente participa das aulas orientadas por um educador físico no Espaço Vida. Hoje, elas lhe garantem vitalidade de sobra para trabalhar na horta de casa e jogar bola, quase todos os dias, com o neto Gabriel, 2 anos.

Sistema de gestão

Outro ponto priorizado pela Acreditação é a qualificação do sistema de gestão. No caso da Unimed VTRP, foram 19 anos de participação no Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e 12 anos de certificação ISO 9001. Apesar de continuar seguindo estes modelos, a VTRP não busca mais as premiações do PGQP nem as certificações ISO, pois decidiu conquistar a Acreditação. Esta possui norteadores específicos para o setor de saúde suplementar.

Por dentro da certificação

Para obter a Acreditação, uma operadora de planos de saúde deve atender a maior parte dos 147 requisitos elencados pela ANS na Resolução Normativa (RN) 277, que foi publicada em novembro de 2011 e é de adesão voluntária. A maioria dos itens está focada no cliente, considerando sua satisfação, prevenção de doenças, promoção à saúde, disponibilidade de rede credenciada de serviços (médicos, hospitais, clínicas e laboratórios) e infraestrutura oferecida.

No país, três empresas foram homologadas pela ANS para realizarem as auditorias de Acreditação. Na Unimed VTRP, o processo foi conduzido por dois profissionais da A4Quality, que em quatro dias avaliaram de forma mais detalhada a Cooperativa, através de entrevistas e análise de documentos.

Conforme a pontuação obtida, a Acreditação pode ocorrer no nível I (90 a 100 pontos), II (80 a 89 pontos) e III (entre 70 e 79 pontos). A Unimed VTRP obteve 91 pontos e foi acreditada no mais alto nível. O certificado conquistado pela Cooperativa é válido por três anos, período no qual a operadora receberá auditorias anuais de revisão.

A Unimed VTRP em números

  • Área de abrangência: 59 municípios dos vales do Taquari, do Rio Pardo e região do Jacuí
  • Clientes: 223 mil
  • Médicos cooperados: 687, em mais de 30 especialidades
  • Rede credenciada na região: 35 hospitais, 156 clínicas e 88 laboratórios

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...