Unimed e Sicredi promovem feira de agroecológicos na Avenida Piraí, em Lajeado, no Dia C

Evento que também contará com dicas de saúde financeira e de mudança de hábitos acontece neste sábado, 30/06, em frente à sede das duas cooperativas

Neste sábado, sustentabilidade e cooperativismo andarão de mãos dadas mais uma vez em Lajeado. A cidade recebe a edição 2018 do Dia de Cooperar (Dia C), celebração que ocorre em 30 de junho, onde cooperativistas e voluntários de todo o país promovem iniciativas que buscam transformar a realidade das comunidades onde atuam. Em 2018, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) e o Sicredi Vale do Taquari (Sicredi VT) promovem uma ação especial no Bairro São Cristóvão, a Feira da Cooperação, em bancas montadas na frente das sedes das duas cooperativas, na Avenida Piraí. A principal atração é a Feira de Agroecológicos do Dia C, alimentos produzidos por agricultores da região.

As atrações iniciam às 9 horas, e seguem até às 11 horas. Além da Feira de Agroecológicos do Dia C, a Unimed VTRP levará para a rua dicas de saúde para mudança de hábitos, e o Sicredi VT dicas de saúde financeira para a comunidade. “O Dia C é uma grande corrente do bem. Desde 2016, a ação busca colaborar com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a nova agenda da ONU. O desafio é fazer com que iniciativas pontuais possam ganhar força para uma transformação social mais duradoura nas nossas comunidades”, salienta a coordenadora de Gestão da Sustentabilidade da Unimed VTRP, Jelci Danieli.

Nesta edição, serão trabalhados de maneira prática cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: consumo e produção responsáveis; saúde e o bem-esatar; cidades e comunidades sustentáveis; paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação. A estrutura em Lajeado terá espaço ainda para entidades sociais de Lajeado e região. Estão confirmadas as presenças do Centro Ello, com a Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil), a Associação de Surdos de Lajeado (Asla) e a Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), do Projeto Mesa Brasil do Sesc, da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Lajeado e da Associação dos Moradores do Bairro São Cristóvão.

“O Dia C é a essência do cooperativismo colocado em prática. É a oportunidade de multiplicar o bem nas sociedades. Um compromisso das cooperativas brasileiras na busca por um mundo mais justo e igual. São ações voluntárias, com uma grande soma de esforços”, afirma a Coordenadora de Comunicação e Marketing do Sicredi VT, Josiane Prietsch.

As cooperativas pedem aos participantes do evento também que tragam sacolas retornáveis para suas compras, para promover efetivamente a sustentabilidade com consumo responsável durante o evento.

CONSOLIDAÇÃO

120 mil – é o número de voluntários que já se engajaram nas ações do Dia C em seus nove anos de realização. São mais de 1,5 mil cooperativas de todo o Brasil que abraçaram essa ideia e transformaram a vida de mais de dois milhões de pessoas em 1.081 municípios, de todos os estados brasileiros. Em 2017, no Rio Grande do Sul, 8.749 voluntários de 262 cooperativas e entidades parceiras mobilizaram-se em ações que beneficiaram mais de 240 mil pessoas em 150 municípios gaúchos, em um total de 230 iniciativas de voluntariado.

VALE DO RIO PARDO

A Feira da Cooperação em alusão ao Dia C acontecerá também em Santa Cruz do Sul, com produtos agroecológicos de agricultores do Vale do Rio Pardo. A ação será realizada na sexta-feira, 06/07, das 10h às 14 horas, no Shopping Santa Cruz. Em Santa Cruz, a ação é uma parceria da Unimed VTRP com a Sicredi Vale do Rio Pardo.

Fonte Marketing - Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...