“Uma das coisas mais importantes numa feira, além de vender, são as oportunidades de relacionamento”

Com a proximidade da Festa de Maio 2014, a CIC Teutônia, em parceria com o Ponto de Atendimento do Sebrae, promoveu a palestra gratuita “Identificando oportunidades de negócio em feiras e exposições”. O evento ocorreu no dia 06 de maio, no auditório da entidade empresarial, e teve a participação de cerca de 40 pessoas. Para conversar com representantes de empresas expositoras na Feira Comercial, Industrial e de Serviços da Festa de Maio 2014, foi convidada a consultora do Sebrae, Ivete Comparim.

A palestra teve por objetivo orientar e melhorar a participação de micro e pequenas empresas em feiras, uma vez que muitos expositores se preocupam apenas em reduzir ou acabar com seus estoques, sem perceber que a apresentação, o atendimento e a qualidade do produto são fundamentais para que eles realizem bons negócios. Além de esclarecer para o expositor que a feira serve também para reforçar a imagem institucional da empresa, a palestra pretendeu orientar os participantes para o melhor planejamento para participação no evento, melhorando a qualidade do atendimento ao visitante, a programação visual do estande, prospecção de negócios durante o evento e a possibilidade de observar a concorrência.

Na abertura da programação o gerente financeiro e de eventos da CIC Teutônia, Alexander Blömker, ressaltou a importância da palestra. “Este encontro é um momento especial que antecede a Festa de Maio, para a qual todos já estamos na contagem regressiva. Praticamente todos os estandes para a Feira Comercial, Industrial e de Serviços já foram comercializados e seguimos com vasta programação de divulgação do evento. A edição deste ano está batendo recordes de estandes disponibilizados e de número de expositores, o que mostra o potencial da Festa de Maio para vendas e divulgação das empresas”, disse, reafirmando a grande expectativa de público para o evento que ocorre de 21 a 25 de maio, no Centro Administrativo Municipal.

Passo a passo

A palestra esteve alicerçada em cinco questões básicas a serem consideradas pelos expositores para qualquer evento: conhecimento prévio da feira, avaliação, organização, detalhes da participação e ações após o encerramento.

“É fundamental que as empresas busquem informações sobre as feiras. Especificamente quanto à Festa de Maio, sabe-se do seu bom histórico. Baseado nisso, principalmente para quem já participou da exposição em Teutônia, é preciso concentrar esforços na otimização dos pontos fortes e trabalhar para melhorar os pontos fracos”, ressaltou Ivete.

Para a consultora, uma feira pode ser utilizada para várias estratégias de marketing: negócios, teste de produtos, encontros com representantes, encontros com clientes, posicionamento de imagem, conhecer concorrentes, avaliação da equipe de venda e oportunidade para treinamento na prática. “Uma das coisas mais importantes numa feira, além de vender, é que são espaços de relacionamento. O empresário não pode ficar preso ao estande, cuidando apenas do operacional. O relacionamento é primordial, é o lado social da feira.”

Entre outras dicas, a palestrante falou da importância da boa iluminação dos estandes, influenciando a compra, principalmente de consumidores compulsivos. “Boa estratégia, boa iluminação e bom vendedor podem gerar excelentes negócios”, frisou.

Ivete ainda alertou os empresários para o atendimento e a prospecção de negócios futuros. “Não podemos criar uma expectativa de negócio quando não temos condições de atender a demanda dos clientes. A boa prospecção também está diretamente relacionada à condição de atender a todos com quem efetuei negócios.”

Reunião com expositores da Festa de Maio

Na próxima quarta-feira, dia 14, a CIC Teutônia promove reunião com os expositores da Festa de Maio 2014. O evento inicia às 19h15min e terá por local o Auditório 01 da entidade. Na oportunidade serão abordadas questões pontuais e orientações gerais do funcionamento do evento, tendo por objetivo acolher e atender da melhor maneira possível a todos os expositores, oportunidade também para o esclarecimento de dúvidas. Os participantes devem confirmar participação até o dia 12 de maio, junto à CIC, pelo fone (51) 3762-1233.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...