Turma 3 do Projeto Sucessão Familiar apresenta projetos

Os dez jovens que participaram da Turma 3 do Projeto Sucessão Familiar, da Dália Alimentos, apresentaram seus projetos de ampliação e melhorias nas respectivas propriedades. A apresentação, realizada na quinta-feira, dia 17, no Centro de Cultura, no Parque Dália, marcou o encerramento das aulas que tiveram início em setembro de 2014.

Coordenados pelo professor e consultor Lucildo Ahlert, cada jovem fez um breve relato acerca dos projetos. Encerraram o curso os jovens Eduardo Luiz Stertz (35), Vanessa Cristina Kappaunn (15) e Roberto Schwendler (26), de Venâncio Aires; Eliza de Borba Costa (35), de Paverama; Ivan Senter (25), de Nova Bréscia; Daniela Bettio (23), de Coqueiro Baixo; Edinei Malaggi (20), de Anta Gorda; Carline Ehrenbrink (29) e Carlos Roberto Stein (27), de Estrela; e Ricardo Vitor Zonta (24), de Putinga.

Na plateia, assistiram aos trabalhos os nove conselheiros de Administração da Dália Alimentos. A maior parte dos projetos focaram investimentos nas atividades ligadas ao gado leiteiro e à suinocultura. Alguns também optaram pela avicultura, sempre priorizando novos investimentos e incrementos para a qualificação do trabalho e também da matéria-prima.

De acordo com Ahlert, foram 15 meses de aprendizado sobre gestão da pequena propriedade, fluxo de caixa, indicadores econômicos e financeiros, levantamento patrimonial, dentre outros assuntos relacionados à gestão no meio rural. “Chegamos ao final de mais uma turma. Durante esse período, uma vez ao mês, nos reuníamos em sala de aula para encontros com debate e repasse de informações. Também realizamos visita, com o técnico, em cada propriedade, oportunidade em que foi possível traçar metas e objetivos junto às famílias.”

O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, disse que os conselheiros ficaram impressionados com a qualidade dos projetos e enfatizou que é preciso quebrar paradigmas para realizar a transição de pais para filhos de forma tranquila. “Este projeto é a sucessão familiar se materializando. Cada um com sua grandiosidade e desafios, mas todos visando melhorar, qualificar e ampliar o negócio iniciado pelos pais. Vocês são os novos líderes, seja na propriedade como na cooperativa”, disse, frisando que ser produtor rural é mais do que uma profissão, é uma vocação.

O último encontro da Turma 3 ocorrerá no dia 19 de janeiro, com avaliação do curso e encerramento oficial dos trabalhos. Para fevereiro está programada a solenidade com entrega dos certificados de conclusão. A Turma 4 abrirá inscrições em breve. Jovens interessados podem entrar em contato com o Setor Social da Dália Alimentos pelo telefone (51) 3751-9009. O curso é gratuito e direcionado a todos os jovens que fazem parte da cooperativa.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...