Roteiro Taquari Açoriana

O Roteiro Taquari Açoriana na História traz ao visitante um mergulho na história do município e do Rio Grande do Sul, através de um agradável passeio por esta encantadora cidade de colonização açoriana. Enquanto a visitação acontece, o guia relata fatos marcantes da história e da cultura local, que inclui desde a chegada dos primeiros povoadores açorianos, em 1760, a contribuição dos imigrantes alemães, que chegaram depois, até os fatos de hoje. As personalidades marcantes, a religiosidade, o artesanato, os sabores e a musicalidade estão presentes na cultura herdada dos imigrantes. A hospitalidade é a maior característica do alegre e receptivo povo de Taquari.

taquari-acoriana

Roteiro

Santuário Assunção: Local abençoado onde aconteceram marcantes manifestações de Nossa Sra. da Assunção, em 1988. Enquanto é conduzido por testemunha ocular, que conta os impressionantes fatos que ali ocorreram (aparições de Nossa Senhora), o visitante é envolvido pela sensação de paz e pela benéfica energia que paira no lugar.

Igreja matriz: Centenária igreja projetada pelo Engenheiro Brigadeiro José Custódio de Sá e Faria, edificada em 1768, é um marco histórico e uma das edificações mais antigas Estado. Ela guarda em seu interior uma imagem de São José, padroeiro de Taquari, esculpida em madeira, doação do Rei de Portugal em 1765. Ao conhecer a igreja, descortina-se também a história do município e a saga dos imigrantes, pois são simultâneas e integradas.

Jornal O Taquaryense: Fundado em 1887 por Albertino Saraiva, é o segundo mais antigo do Estado e mantém-se em funcionamento até hoje, preservando a sua forma original de composição e impressão. Em sua longa trajetória, o jornal registrou os principais fatos que marcaram a história do país e do mundo. Por tudo isso, O Taquaryense é considerado o “Museu vivo da Comunicação”.

Lagoa Armênia: Situada a uma quadra da praça da matriz e emoldurada pelo parque Zeferino Brasil, a lagoa Armênia é o cartão postal da cidade. Um belo e tranquilo recanto, ponto de encontro de amigos e namorados é também onde acontece o Natal Açoriano em Terra Gaúcha.

Casa Costa e Silva: Casa em que cresceu o ex-presidente Arthur da Costa e Silva. Uma casa tipicamente portuguesa, onde se conservam os móveis e utensílios da época. Neste local, encontra-se também o museu e a sala açoriana com interessante acervo cultural.

Casa do Artesão: Localizada no prédio em que funcionou a antiga intendência municipal, a casa apresenta variado artesanato e é atendida pelos próprios artesãos locais.

Gastronomia: Taquari possui diversos restaurantes, com variado cardápio: a la carte, a quilo ou churrascarias. O Galpão da Culinária Gaúcha, com agendamento prévio, é um local exclusivo e serve pratos típicos regionais.

A cultura açoriana: Também pode ser agendado (opcional) um momento cultural com apresentação de danças, fados e canções do folclore português.

Personalidades que marcaram a história: Alguns dentre muitos taquarienses que marcaram a história do Rio Grande e do Brasil têm seus nomes e sua trajetória contada, como o farroupilha David Canabarro; o ex-presidente Arthur da Costa e Silva; o príncipe dos poetas do Rio Grande do Sul Zeferino Brasil; e o introdutor da apicultura racional Emílio Schenk.

Contatos:

Guia Local (credenciado EMBRATUR) – (51) 8419-6313
Agência: TKTUR (51) 3653-7176
Contato: Oládio Luiz Pereira
E-mail: oladiopereira@gmail.com
Site: www.tktur.com