Rota Turística Trilhas e Memórias

O roteiro turístico Trilhas e Memórias integra os oito municípios do Consórcio Público Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8 (Cipae G8). Visa a divulgar e evidenciar as belezas naturais e culturais marcantes nestas cidades. O visitante encontra os traços das colonizações alemã e italiana, é acolhido por um povo simples e hospitaleiro e se deslumbra com paisagens por entre os vales e rios que cortam a região. Fotos podem ser conferidas na página: www.cipaeg8.com.br.

trilhas-e-memorias

Cruzeiro do Sul

Casa do Morro: O Solar Azambuja (Casa do Morro) foi construído por ordens do Tenente Coronel Primórdio Centeno de Azambuja. As obras foram realizadas entre 1873 e 1878. Em 1901, a casa foi vendida em hasta pública. Ficou abandonada por um longo período e surgiram muitas histórias de lobisomens e fantasmas.
www.cruzieiro.rs.gov.br

Marques de Souza

Balneários: Marques de Souza é banhado em toda a sua extensão pelos rios Fão e Forqueta. Em suas margens, estão instalados sete campings que recebem, durante a temporada de veraneio, visitantes de cidades vizinhas, Grande Porto Alegre e até de Santa Catarina.
www.marquesdesouza.rs.gov.br

Boqueirão do Leão

Cascata de Colônia Jardim: Distante 13 quilômetros da sede do município, na comunidade de mesmo nome, a cascata de Colônia Jardim é uma das mais belas quedas d’água do município. Muito procurada para lazer no verão, dispõe de camping e infraestrutura mínima, como banheiros e energia elétrica.
www.boqueiraodoleao.rs.gov.br

Forquetinha

Construções Enxaimel: O município de Forquetinha desenvolve atividades e projetos que visam resgatar, valorizar e preservar a cultura germânica herdada. A exemplo disso, as construções públicas seguem as características do “enxaimel”. A técnica de construção germânica trazida pelos pioneiros tem identificado a cultura local e embelezado o cenário paisagístico.
www.forquetinha.com.br

Canudos do Vale

A combinação de cultura e natureza do pequeno município de Canudos do Vale formam paisagens convidativas, que estimulam os visitantes a conhecê-las. Ao longo dos caminhos, que percorrem o município, é possível encontrar lugares dignos de ilustrar cartões postais.
www.canudosdovale.com.br

Progresso

Geada: O inverno rigoroso da região possibilita ao visitante o deslumbre de campos e morros cobertos de geada. A natureza rica do município de Progresso, combinada a sua geografia e cultura, encantam a quem chega.
www.pmprogresso.com.br

Santa Clara do Sul

Flores: Santa Clara do Sul é conhecida como a Cidade das Flores, por se destacar na produção em nível estadual. Por esse motivo, criou o evento Santa Flor, que valoriza a beleza das flores, oferece palestras técnicas variadas e apresenta a economia do município.
www.santaclaradosul-rs.com.br

Sério

Igreja Matriz São José: A religiosidade é uma das marcas dos municípios do G8. Em Sério, no alto da cidade, está a Igreja Matriz São José. Construída em 1943, a Igreja possibilita uma vista privilegiada do município. A área onde está localizada abriga ainda uma praça, a Casa Paroquial e uma capela ornamentada por esculturas em pedra grês.
www.municipiodeserio.com.br

Contato:

Fones: (51) 51 8444-6512 / (51) 8594-6095
E-mail: turismo@cipaeg8.com.br