Rota da Erva-Mate

A Rota da Erva-Mate contempla um conjunto de atrativos num raio de 60 km de distância. Nesse caminho, o turista irá presenciar paisagens inesquecíveis! Tudo isso aliado à hospitalidade dos habitantes e muito chimarrão, extraído dos melhores ervais do sul do Brasil.

O roteiro é um produto turístico que tem como objetivo valorizar os patrimônios culturais e naturais de oito municípios da Região Turística do Vale do Taquari. A principal temática é a Erva-Mate, um dos principais símbolos culturais do Rio Grande do Sul, possuindo relevada importância econômica para a região.

A rota também valoriza e integra outras manifestações culturais significativas, encontradas nas comunidades envolvidas, como a cultura italiana, sendo representada pela gastronomia, arquitetura, elementos religiosos e as festas típicas, e a agroindústria, em especial os produtos coloniais elaborados de forma artesanal.

 

 Clique na imagem acima para baixar a revista do roteiro

Anta Gorda integra o passeio turístico com as encantadoras belezas da gruta de Itapuca, uma das maiores do gênero na região sul do Brasil que anualmente realiza a romaria de Lourdes atraindo milhares de fieis de todo o Brasil. Anta Gorda também é conhecida como a capital da nós pecan e a cada dois anos, atrai milhares de visitantes com a realização da FestLeite, maior festa do gênero na Região dos Vales.

Em Arvorezinha, os visitantes podem curtir a hospitalidade do seu povo e saborear o melhor chimarrão com a erva mate extraída dos melhores ervais do rio grande. Além disso, em dezembro a cidade se veste de natal para acolher os visitantes com o Natal no Morro, maior espetáculo de som, arte e emoções que conta a historia do nascimento de Jesus no maior presépio de obras de arte do Rio Grande do Sul. A cada dois anos a cidade também promove a Femate, festa da Erva-Mate.

Nessa rota, Coqueiro baixo apresenta o Festival da Canção Italiana no mês de janeiro e durante o ano os turistas podem conhecer os capitéis, tradição italiana preservada em todo município.

Em Doutor Ricardo, a gruta de Nossa Senhora de Lordes se constitui numa atração imperdível. A Romaria que acontece no primeiro final de semana de fevereiro também atrai milhares de peregrinos de todo o Rio Grande do Sul. Anualmente o município também realiza a festa do colono e motorista, maior evento do gênero na região.

Na Rota da Erva-Mate, Ilópolis apresenta suas encantadoras paisagens naturais, ostentando o titulo de cidade da Erva-Mate e da Ecologia. O lago verde se apresenta de forma majestosa numa verdadeira harmonia ambiental e o conjunto arquitetônico que compõe o museu do pão se constitui numa obra contemporânea de rara beleza. A cada dois anos a cidade também realiza a Turismate, festa da Erva-Mate.

De colonização tipicamente italiana, a cidade de Nova Bréscia, considerada o berço da gastronomia do churrasco, também é integrada com deslumbrantes paisagens naturais, vales e montanhas, arquitetura tipicamente italiana em suas construções e a cada dois anos apresenta o Festival Nacional da Mentira que reúne participantes de todo o território nacional.

A queda de um grande meteorito na metade do século passada tornou Putinga conhecida mundialmente no mundo científico. O Município também foi pioneiro na construção de usinas geradoras de energia na Região dos Vales, cujos lagos existente integram caminhos turísticos pelo interior do município. A cidade também promove a Leitãofest, evento que promove a gastronomia à base de carne de suína.

Relvado é um município rico em belezas naturais. Vales, cascatas, matas nativas. Várias grutas também formam um bonito cenário que, integrado com as belezas da Região dos Vales, proporcionam uma das rotas turísticas mais atrativas do Estado.

A longevidade também é um sinal de qualidade de vida e Relvado é um dos municípios com maior população de idosos do Brasil, ocupando o terceiro lugar no ranking geral em proporção.

O patrimônio natural da região complementa as atrações desta rota, oferecendo belas e inusitadas paisagens repletas de vales, montanhas, grutas, cascatas, rios e áreas de mata nativa preservadas.

Mais informações podem ser obtidas no site do roteiro www.rotadaervamate.com.br

“Venha vivenciar a cultura da erva-mate, as paisagens do Vale do Taquari e as tradições italianas, com diversão e a tradicional hospitalidade gaúcha!

Agência Receptiva

Contato para agendamento
Fones: (51) 3754.1112 – (51) 8122.0498
E-mail: imitur@imitur.com.br
Site: www.imitur.com.br