Delícias da Colônia

O Roteiro Delícias da Colônia oferece um tour pela cidade de Estrela, com passagem pelos principais pontos históricos. Dando continuidade, na visitação aos pontos turísticos do Roteiro, conhecendo o Recanto do Avestruz, onde é possível observar a criação desta ave, apreciar o artesanato e também degustar os produtos derivados (visitas apenas com agendamento).

Delícias da Colônia

No Alambique Berwanger, é oportunizado o acompanhamento do processo de destilação da cachaça, vivenciando as instalações e o ambiente colonial, com degustação numa casa centenária em estilo enxaimel. Para o almoço, o roteiro oferece restaurantes com cardápios variados e deliciosos. Já para a sobremesa, deliciosos chocolates produzidos de forma artesanal por Sirlei Chocolates. O grande diferencial e o atrativo desta empresa, estão na qualidade dos produtos e na originalidade das embalagens.

Em seguida, visita a Colinas, conhecida como Cidade Jardim, com parada na Casa do Artesanato e Produtos Coloniais, na antiga Estação de Trem. Com reserva prévia, os visitantes poderão saborear um delicioso Café da Colônia e adquirir produtos coloniais.

No município de Imigrantes, além de oferecer visita ao Cactário Horst, maior da América Latina, o roteiro oferece também uma visita ao Convento São Boaventura. Este Convento, construído na década de 40, todo em pedra grês, acolhe excursões e hospeda grupos de pessoas para reuniões, cursos e retiros, oferecendo refeições e uma bela paisagem a todos que procuram paz e tranquilidade.

Tudo isso num passeio agradável, recheado de belas paisagens e muita hospitalidade.


Recanto do Avestruz

Conheça todo o processo produtivo da criação de avestruzes.

Descrição

De propriedade do casal Lauri e Roni Ely, numa área de 20 hectares de terra, o Recanto do Avestruz utiliza 3 ha para desenvolver a atividade da estrutiocultura. As atividades iniciaram em 2001 com apenas 3 animais. Conta com um plantel de cerca de 60 aves na propriedade situada no bairro Boa União, em Estrela.

O Recanto do Avestruz dispõe de carnes, óleo, patê, e linguiça de avestruz para compra e, sob encomenda, proporciona degustação de produtos de origem do avestruz ou almoço com comidas caseiras.

O que oferece:

  • Matrizes em postura e acasalamento;
  • Casais, jovens e filhotes;
  • Incubação de ovos;
  • Maternidade, nascimento de pintos;
  • Comportamento e manejo com as aves;
  • Artesanato feito com cascas de ovos, plumas e artigos em couro.

Contato

(51) 3372 0421 Porto Alegre
(51) 8117 2994 (Roni) roni.ely@hotmail.com
(51) 9687 0421 (Lauri) lauri.ely@hotmail.com


Alambique Berwanger

A família Berwanger foi uma das famílias fundadoras do Roteiro Turístico Delícias da Colônia.

Descrição

Neste local, de propriedade do casal Inácio e Lordes Berwanger, é possível conhecer todo o processo de produção da cachaça de cana-de-açúcar, vivenciando as instalações e o ambiente colonial. Finalizando no Porão da casa centenária no autêntico enxaimel, funciona uma pequena adega onde os visitantes podem degustar cachaças e licores fabricados de forma artesanal.

A visita é sempre acompanhada e a propriedade é mantida com o pátio bem cuidado e florido. Além disso, possui vários objetos agrícolas antigos que dão um toque especial ao local.

O que oferece:

  • Degustação de cachaças;
  • Degustação de licores de frutas;
  • Visitação e acompanhamento da produção de cachaça.

Contato

Fones: (51) 3712 1394 e 9699 1457


Sirlei Chocolates

Chocolates produzidos de forma artesanal. O grande diferencial está na qualidade dos produtos e nas lindas embalagens.

Descrição

Localizado no distrito de Costão, a Sirlei Chocolates também é um dos empreendimentos fundadores do Roteiro Turístico. Harry e Arlete Sirlei, proprietários da empresa, iniciaram o negócio com muitas dificuldades. Além do casal e seus dois filhos, outras pessoas fazem parte do quadro funcional, sendo necessária a contração de mais colaboradores em determinadas épocas do ano.

O grande diferencial dessa empresa familiar, além da qualidade dos seus produtos, é o chocolate com recheios artesanais. Outro produto é o copinho de chocolate, onde você pode tomar e seu licor e após comer o copinho.

O que oferece: 

  • Visitação à loja;
  • Degustação do chocolate;
  • Compras de chocolates, pães-de-mel, chocolate quente  e objetos de decoração;
  • Personalização de chocolates e embalagens especiais.

Contato

Fone: (51) 3792 0036
E-mail: comercial@sirleichocolates.com.br


Casa do Artesão e Produtos Coloniais

Em Colinas, os visitantes conhecerão a Casa do Artesão e Produtos Coloniais.

Descrição

Fundada em 2005, uma associação uniu artesãos e produtores rurais criando uma feira para oferecer à população e aos visitantes,  cucas, doces, salgados, chás e artesanato. Tudo bem fresquinho, com receitas passadas de geração em geração. Sob encomenda você poderá degustar um saboroso Café da Colônia.

Um dos pontos de venda dos produtos é a antiga Estação de Trem, onde é possível apreciar o túnel, que fica embaixo da Prefeitura, e o movimento dos trens pela estrada férrea.

O município de Colinas tem ainda como atração, os Jardins Floridos pelos quais é conhecida como a “Cidade Jardim”.

O que oferece: 

  • Artesanato;
  • Produtos coloniais;
  • Plataforma de trem;
  • Jardins.

Contato

Fone: (51) 9995 2365
E-mail: josiane@torraonativo.com.br


Cactário Horst

O maior Cactário da América Latina em variedades de cactus.

Descrição

As primeiras atividades iniciaram em 1965 através da família Horst. Neste local encontram-se centenas de espécies de cactus e suculentas, de diferentes gêneros e espécies do Rio Grande do Sul, Brasil e do Mundo. Aberto para visitação e compras com novo ambiente para receber os visitantes de segunda a sábado. Aos domingos apenas com agendamento.

O que oferece: 

  • Visitas acompanhadas ao cactário;
  • Compras de espécies variadas de cactus;
  • Lancheria.

Contato

Fone: (51) 3754 1083
E-mail: cactoshorst@uol.com.br


Convento São Boaventura

O clima de montanha e a tranquilidade tornam o ambiente especial para qualquer atividade.

Descrição

A construção do Convento iniciou no final de 1939 e se estendeu até 1952. Idealizado por freis holandeses, em forma de arcos, o convento foi construído todo em pedras grês, tiradas do próprio local. Auxiliaram na construção pessoas da comunidade de Daltro Filho e arredores.

O que oferece: 

  • A Casa acolhe e hospeda pessoas que procuram absorver a paz e  tranquilidade do local;
  • Grupos de pessoas para reuniões, cursos, retiros, excursões;
  • Oferece estadia, refeições e uma bela paisagem com grande tranquilidade;
  • Visitação à capela estilo monástico;
  • Visitação ao túmulo de Dom Aloísio Lorscheider.

Contato

Fone: (51) 3754 2021
FAX: (51) 3754 2014
E-mail: conventofranciscano_daltrofilho@yahoo.com.br
Bairro: Daltro Filho – Imigrante/RS


O Roteiro Delícias da Colônia é isso, um roteiro feito com muito carinho para os turistas que visitam a região, e que tem o acompanhamento de Guia de Turismo da região cadastrado no MTUR.

Imitur Viagens e Turismo

A Imitur Viagens e Turismo é uma empresa familiar que se concretizou, depois de muitos anos de sonho, luta e determinação. Com suas raízes na cidade de Imigrante, tem como seu principal objetivo a satisfação e o bem estar do amigo cliente.

Acreditando no potencial turístico da Região do Vale do Taquari, em 2007, a Imitur Viagens e Turismo passou a integrar o Roteiro Turístico Delícias da Colônia na condição de Agência Receptiva, e vem trabalhando conjuntamente dia a dia com todos  os empreendedores do Roteiro, para que este cresça e se fortaleça. Além do receptivo a Imitur Viagens e Turismo, presta também serviço de transporte, venda de passagens aéreas, pacotes, reservas de hotel e serviço de guia local.

Contato para agendamento

Tatiana S. Gärtner
Telefones: (51) 3754 1112, 8122.0498
E-mail/Msn: imitur@imitur.com.br
Site: www.imitur.com.br

Venha fazer este passeio conosco!! Teremos o maior prazer em receber o seu Grupo para juntos fazermos o Roteiro Delícias da Colônia!!

Telefones úteis:

Estação rodoviária: 3712 1276
Estrela Palace Hotel e Restaurante: 3712 2011
Zallon Hotel: 3709 1002
Prefeitura de Estrela / Departamento do Turismo: 3981 1122
Prefeitura de Colinas: 3760 4000
Prefeitura de Imigrante: 3754 1100