Apresentação

O Vale do Taquari está localizado no Centro do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Abrange 36 municípios, povoados por descendentes de várias etnias, sendo a maioria as de origem alemã, italiana e açoriana. Terra de muitas riquezas, o Vale do Taquari é considerado o terceiro vale mais fértil do mundo. A diversidade e o trabalho criativo do seu povo contribuem para a exploração do setor turístico como atividade econômica. Sob a coordenação da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), o turismo na região está em plena expansão e se destaca em âmbitos estadual e brasileiro. Recepcionados e atendidos pelos moradores da região, os visitantes desfrutam tanto de atrativos culturais, feitos pelas mãos do homem, como daqueles confeccionados pela natureza, que é de singular exuberância.

O segmento turístico do Vale do Taquari está focado em diversas áreas. O ecoturismo envolve práticas como rafting, rapel, escaladas, passeios de jipe, exploração de grutas e cascatas. O turismo natural também é referência para quem deseja um contato mais próximo com a natureza e com as lidas do campo. O turismo religioso envolve visitação a igrejas e capelas, que preservam no tempo suas características e história. A cultura do Vale do Taquari também pode ser explorada nos museus existentes e na arquitetura enxaimel, estilo marcante das construções germânicas. Uma rica área gastronômica também faz parte o rol de atrativos do Vale do Taquari. Ela está evidenciada nos cardápios dos restaurantes e nas inúmeras festas típicas realizadas, as quais enaltecem os produtos característicos de cada cultura.

O turista tem à disposição uma qualificada e eficiente infraestrutura, que consiste em hotéis, pousadas, chalés, campings, bares, feiras artesanais e restaurantes. Os negócios têm à frente empreendedores e profissionais conhecedores da região e preparados para receber os visitantes. Aliado a isso, está a receptividade do povo, que, simpático e hospitaleiro, torna a estadia na região ainda mais agradável e inesquecível.

Todas essas riquezas do Vale do Taquari podem ser conhecidas e apreciadas por meio dos oito roteiros turísticos existentes:

Quanto à infraestrutura existente, destaca-se:

  • Número de restaurantes: 96
  • Número de hotéis e pousadas: 56
  • Número de leitos em hotéis e pousadas: 2777

Fonte: Amturvales, 2013.

Serviços

Estrutura

Hospedagem

Alimentação