Turismo pauta encontro de vereadores da região, em Ilópolis

Tendo como temática “Turismo- Visão de Futuro”, foi realizado, no último sábado, dia 16, o 8º Encontro de Legislativos da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat). A reunião, que teve a coordenação do presidente da Avat, Leo Mota, fez parte da programação oficial da Turismate, que ocorreu no município neste final de semana. Um dos palestrantes foi o ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, que apresentou o caminho trilhado pela cidade até a sua consolidação como um dos principais destinos turísticos do país. “Temos que buscar sempre a inovação. O princípio da inovação tem que nortear qualquer município”, destacou Bertolucci.

Em sua palestra ele citou o início de eventos como o Natal Luz, que movimenta em torno de R$ 500 milhões hoje, e as ações para consolidar o nome de Gramado como uma grife em setores como o de móveis, malhas, cerâmica e gastronomia (café colonial). A cidade se consolidou por meio de eventos, onde destacam-se também o Festival de Cinema, Festival de Publicidade e o festival de Turismo, entre outros. O papel do poder público, segundo ele, foi terceirizar, e ao mesmo tempo inserir todos os setores da comunidade no processo. No caso do meio rural, houve ações para incentivar a criação de agroindústrias, que são cerca de 200 atualmente.

Profissionalismo

“Hoje turismo se faz com muito profissionalismo. Não existe mais amadorismo”, enfatizou Bertolucci, acrescentando que tudo tem que ser bem feito e é preciso haver qualidade nos serviços oferecidos aos turistas. Enquanto prefeito, citou que é preciso haver qualidade de vida também nos bairros e o poder público deve ser modernizado. Para ele, o foco deve ser a qualificação dos servidores, com treinamento e capacitação. Diante da escassez de recursos nos municípios, disse que é importante fazer bons projetos, buscando verbas em nível federal, e defendeu parceria com as universidades regionais para sua elaboração.

Ainda palestraram no encontro o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Vanildo Roman, que falou sobre as atividades da associação e a realidade do turismo na região, e a representante da Secretaria Estadual de Turismo, Adriana Jota, para a qual o desafio é posicionar melhor a região. Neste sentido, segundo ela, a secretaria vai disponibilizar toda a estrutura para que isto ocorra. A realização do 8º Encontro de Legislativos teve a parceria da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Ilópolis, com apoio da Amturvales.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...