Turismo, agricultura e habitação pautam reunião do G10

Anta Gorda – Prefeitos e secretários de agricultura do G10, Grupo de Municípios da Região Alta do Vale do Taquari, reuniram-se, em sua primeira reunião oficial de 2013. O encontro ocorreu no auditório da Unidade Básica de Saúde de Anta Gorda, na manhã da sexta-feira, dia 22. Após a recepção com café da manhã, os presentes acompanharam a assinatura do convênio entre Anta Gorda e a Amturvales, Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales. Após, o presidente do G10 e prefeito de Encantado, Paulo Costi, apresentou a pauta do dia envolvendo turismo, agricultura e habitação popular.

O foco do primeiro assunto foi a participação do G10 no Primeiro Salão de Turismo dos Vales (Turisvales), que ocorre nos dias 15, 16 e 17 de agosto deste ano, no Parque do Imigrante, em Lajeado. O representante da comissão organizadora do evento, Daniel Aires, expôs a proposta pensada para a participação dos municípios, com um estande único representando o G10. Os prefeitos deverão se posicionar sobre o assunto na próxima reunião do grupo.

O intuito da participação dos secretários foi para acompanharem uma exposição sobre os incentivos que Encantado oferece aos produtores rurais e as políticas públicas de Arranjos Produtivos Locais (APLs), com o secretário de Agricultura de Encantado, André Boeri. Ele defende a importância da criação de uma APL, na região Alta do Vale, abrangendo o setor de alimentos. Segundo Boeri, a partir dela é possível conseguir incentivos federais e fomentar o crescimento unindo produtores e o setor privado. APLs são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Para falar sobre habitação popular, o engenheiro civil, Ari Pacheco, representante do Grupo Santin, também participou da reunião. Ele expôs propostas e soluções que a empresa oferece para a construção de habitações populares, colocando os serviços à disposição para a realização de projetos.

O G10 reúne os municípios de Anta Gorda, Doutor Ricardo, Encantado, Relvado, Itapuca, Arvorezinha, Putinga, Ilópolis, Nova Bréscia e Coqueiro Baixo. O próximo encontro do grupo deve ocorrer em abril no município de Ilópolis.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...