Tudo pronto para o Turisvales 2013

O Parque do Imigrante está pronto para a realização do 1º Salão de Turismo dos Vales – Turisvales. O evento inicia nesta quinta-feira, dia 15, e prossegue até sábado, 17. Nos últimos dias, o trabalho se intensificou na montagem dos estandes que vão apresentar aos visitantes os principais destinos, produtos e segmentos do turismo do Sul do país.

O Salão ocupa três pavilhões e os 130 espaços foram divididos em Feira de Rotas e Roteiros Turísticos; Atividades Técnicas; Festival de Cultura e Mostra Fotográfica; Gastronomia Regional; e Produtos Regionais.

Com o slogan “Explore Novos Caminhos”, o Turisvales surge como oportunidade para as regiões darem visibilidade aos Roteiros, Rotas e atrativos turísticos dos Vales e mostrarem o que possuem de melhor. A expectativa é receber 8 mil visitantes, além de representantes de agências de turismo e jornalistas. Mais de 180 profissionais estão envolvidos na organização.

O coordenador do evento, Rafael Fontana, destaca que o Turisvales busca fortalecer o turismo dos Vales e do Estado. “Precisamos mostrar as regiões para novos olhares para que elas ganhem um impulso ainda maior. Queremos colocar os nossos roteiros turísticos na prateleira de vendas dos agentes de turismo do Brasil e do Mercosul”, disse. “Também vamos oferecer, através das atividades técnicas, ferramentas para os empreendedores qualificarem seus produtos e serviços e alternativas para ampliar os investimentos privados no setor. Será a oportunidade para as regiões, por meio dos roteiros e eventos, terem contato direto com os agentes de viagem, ampliando a comercialização dos produtos turísticos”, afirma.

Agências de turismo de várias regiões do Estado, além de jornalistas, estudantes e visitantes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e também do Uruguai já confirmaram presença. “Este evento será uma oportunidade para a promoção de novos roteiros e a comercialização de atrativos turísticos em expansão. Estamos satisfeitos com a receptividade do trade turístico nacional”, destaca Fontana.

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Vanildo Luiz Roman, destaca a importância da realização do Salão de Turismo para a economia da região como gerador de emprego e renda. “Os Vales do Rio Pardo e Taquari têm a grande oportunidade de promover o setor e impulsionar os empreendimentos novos e os já consolidados, possibilitando um incremento na economia das regiões. Queremos abrir um horizonte até então pouco explorado, com a possibilidade de nos tornarmos referência no Estado. A partir de agora, o Turisvales se coloca entre os principais eventos de turismo do país e ajudará a impulsionar o mercado de viagens”, enfatiza Roman.

Para o presidente da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Carlos Corrêa da Rosa, o evento é desafiador. “Tenho a convicção de que criar e realizar o Turisvales é uma ideia ousada. Trazer, além dos visitantes, um público qualificado e específico da área é um grande desafio”, afirma.

Feira de Rotas e Roteiros Turísticos

Localizada no pavilhão 2, a Feira de Rota e Roteiros terá, entre os atrativos, regiões como os Vales do Rio Pardo e Taquari, Central, Serra Gaúcha e, também, a Província de Maldonado no Uruguai. Durante os três dias será possível conhecer cada circuito, seus atrativos e produtos, assim como obter informações de outras regiões do Estado e do País nos estandes do Ministério do Turismo e da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RS).

Festival de Cultura, Gastronomia Regional e Mostra Fotográfica

As criativas e diversificadas manifestações culturais da região terão um espaço privilegiado no 1º Salão de Turismo dos Vales. Uma ampla programação que inclui música, dança, orquestra, mostra fotográfica, entre outras atividades, será apresentada no pavilhão 1 do Parque do Imigrante.

São mais de 20 atrações, entre elas, Orquestra Municipal, de Marques de Souza; Orquestra de Concertos, de Lajeado; Grupo Raízes, de Taquari; Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Frohtanz, de Vera Cruz; e Coral Infanto-Juvenil Vidas em Canto (Escola Marista Santa Marta), de Santa Maria.

Conforme o diretor de eventos da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e coordenador do Festival de Cultura, Leandro Arenhart, a ideia é apresentar a variedade de atrações não só dos Vales, mas de outras regiões também. “Sabe-se que o Turismo anda junto com a Cultura, e a região dos Vales é muito rica culturalmente. Temos que mostrar isso para os visitantes, pois além das belezas naturais únicas que temos, os turistas irão se surpreender com as atrações que se apresentarão no palco montado junto ao espaço da Gastronomia Regional. Serão três dias de uma intensa programação, envolvendo corais, orquestras, dança e música”, salienta Arenhart.

Mostra Fotográfica

Ainda dentro do Festival, o pavilhão 1 abrigará duas Mostras Fotográficas. Uma delas destacará a América Central-Cultura Maia, Patagônia Ecológica e o Vale do Taquari. A Exposição foi organizada pelo fotógrafo e diretor da Galápagos Tour, Paulo Gusmão, e terá também imagens da Patagônia captadas pelo fotógrafo Rodrigo Gorski. Serão apresentadas cerca de 60 fotos. Já as belezas do Rio Grande do Sul serão registradas pelo gabinete da primeira-dama do Estado, Sandra Genro. A Mostra visa reforçar a divulgação do turismo no Rio Grande do Sul. A exposição apresenta os principais pontos turísticos do Estado e conta com obras de Sandra Genro, Beliza Boniatti, Camila Domingues, Claudio Fachel e Tiago Belinski. São 30 fotografias em grandes formatos com legendas que descrevem as paisagens e estimulam a visitação nos locais. A abertura da Mostra está agendada para quinta-feira, dia 15, às 19h, no Pavilhão 1.

Além destas, no estande do Passeios na Colônia, junto à Feira de Rotas e Roteiros Turísticos, ocorrerá a Mostra “Retratos da Colônia”, onde serão destacadas as belezas do Vale do Taquari, captadas pelo jornalista Alício de Assunção. Serão apresentadas 40 imagens. No espaço, junto ao Pavilhão 2, além da mostra, o público poderá saber mais sobre o Passeio, onde através de caminhadas orientadas e contemplativas, os participantes conhecem um pouco da cultura e história das localidades visitadas.

Café Colonial

Também no pavilhão 1, um farto Café Colonial estará à disposição dos visitantes do Turisvales. As delícias da região poderão ser saboreadas no Café Bruxel. A panificadora com mais de 20 anos de tradição no município de Estrela vai oferecer cerca de 40 variedades de produtos, entre doces e salgados. O Café será servido durante todo o período em que o local estiver aberto à visitação.

Espaço Integração

O Espaço Integração, ainda no pavilhão 1, abrigará o lançamento de eventos importantes do Estado, como a Turismate, de Ilópolis, a Oktoberfest, de Santa Cruz do Sul, a Fenachamp, de Garibaldi, e a Blumentanzfest, de Colinas. No local, também ocorrerá o Encontro de Primeiras-Damas e Soberanas dos Vales do Taquari e Rio Pardo.

Produtos Regionais

Agroindústrias e Artesanato

Um dos espaços que promete ser movimentado é o dos Produtos Regionais. A exposição localizada no pavilhão 4 terá 45 participantes que vão expor mais de 80 produtos entre agroindústrias e artesanato. Além de agricultores locais trazidos pela Emater-RS-Ascar, uma parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) atrairá produtores de outras regiões para participar dos três dias de exposição.

Estarão disponíveis produções dos Vales do Rio Pardo e Taquari, da Região Central e da Campanha.

Entre os produtos que serão expostos e poderão ser adquiridos estão flores, embutidos, queijos, sucos, mel, erva-mate, rapadura, leite, charque, salame, linguiça defumada, torresmo, artesanato em palha de milho, peças de lã de ovelha e quadros bordados.

Atividades Técnicas

O Turisvales também terá lugar para os grandes debates do setor. Estão agendados Reunião conjunta entre Amvat e Amvarp; Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo do RS e Encontro Regional de Vereadores do Vale do Taquari; Palestras sobre Linhas de Financiamento para Hotéis, Pousadas e Restaurantes e sobre a Melhor Maneira de Promover Vendas de seu Hotel ou Pousada.

Ainda dentro das atividades técnicas, a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo no RS vai promover o 2º Encontro Estadual de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ENESTUR). A programação diversificada abordará temas importantes para atuação dos profissionais no mercado.

Horário para Visitação

O Parque do Imigrante estará aberto nos três dias de evento, das 8h às 20h.

A Feira de Rotas e Roteiros Turísticos funcionará na quinta-feira, dia 15 de agosto, das 16h às 20h, e na sexta-feira e sábado, 16 e 17 de agosto, das 14h às 20h. As Agroindústrias e Artesanato, dia 15, funcionarão das 8h30min às 20h e dias 16 e 17, das 9h às 20h. O Café Colonial estará aberto todos os dias das 8h30min às 20h.

A abertura das Mostras “Visões do Sul” e “América Central-Cultura Maia, Patagônia Ecológica e Vale do Taquari” está agendada para quinta-feira, dia 15, às 19h, e poderão ser visitadas na sexta-feira e no sábado, dias 16 e 17, das 14h às 20h. A Exposição “Retratos da Colônia” estará aberta para visitação na quinta-feira, dia 15, das 16h às 20h, e na sexta-feira e no sábado, das 14h às 20h.

A abertura oficial do 1º Salão de Turismo dos Vales ocorre na quinta-feira, dia 15, às 18h, no Espaço Integração.

O Turisvales é promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). A realização do Salão é da Lume Organização de Eventos e conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Prefeitura de Lajeado, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Emater/RS-Ascar, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo no RS (ABBTUR-RS), Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Studio Produtora, Vigilância Mühl, Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Sebrae. O patrocínio é de Corsan, Banrisul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Para outras informações acesse www.turisvales.com.br ou ainda www.facebook.com/turisvales.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...