Tudo pronto para a fabricação de novas linhas de leite em unidade da Dália Alimentos

Em breve, o consumidor de leite Dália terá uma nova opção do produto nas gôndolas dos supermercados. A Dália Alimentos iniciará nos próximos dias a produção das duas novas linhas de leite. A unidade, inaugurada oficialmente em junho deste ano, durante os festejos de 66 anos da cooperativa, está localizada junto ao complexo de leite em pó, em Palmas, município de Arroio do Meio.

A principal novidade ficará por conta da embalagem Edge de um litro. Com tampa rosca, proporcionará mais praticidade aos clientes consumidores. A máquina A3 Flex, da Tetra Pak, tem capacidade para envase de oito mil litros de leite por hora.

A indústria, cujo investimento foi superior a R$ 30 milhões, também está equipada com a máquina Speed, Tetra Pak, com capacidade para envase de 15 mil litros de leite por hora. Esse é padrão tradicional de caixinhas, também utilizado na unidade de lácteos no Bairro Aimoré, em Arroio do Meio. Conforme o supervisor da produção de leite UHT, Pedro Raul Mallmann, ambas as máquinas poderão operar paralelamente, em processo reduzido quando uma estiver em operação e vice-versa.

Ele explica que a produção será executada em dois turnos, ampliando futuramente para três. Em cada turno, 12 funcionários irão trabalhar na unidade. Para isso, 36 novos postos de trabalho foram abertos. Para capacitar os funcionários, uma equipe da Tetra Pak está na fábrica há pelo menos um mês, realizando a fase de testes e orientando no manuseio e operação das máquinas e equipamentos importados da Suécia.

Futuramente, pretende-se adaptar um sistema de robô para encaixotar o produto no formato de palets. Inicialmente, o processo será realizado de forma manual. Mallmann informa que quem determinará o ritmo e o volume de produção será o mercado consumidor. As embalagens tradicionais e com tampa rosca vão estar disponíveis nas versões UHT integral, desnatado e semidesnatado.

Para o gerente da Divisão Produtos Lácteos (DPL), Antonio Maria Salazar Leivas, a expectativa em torno das novas linhas é grande, pois se trata de um novo produto que a Dália insere no mercado com a mais ampla tecnologia e qualidade empregada. “Em breve, esperamos atingir uma boa produtividade em termos de volume. A embalagem com tampa rosca trará facilidade ao consumidor e a embalagem tradicional mantém a qualidade já empregada na unidade no Bairro Aimoré, agora também sendo produzida no novo complexo”, informa Salazar.

Leites especiais, achocolatado e creme de leite

Para o primeiro trimestre de 2014, de acordo com Salazar, está previsto o lançamento de leites especiais incrementados com ferro e vitaminas, cálcio e vitaminas e baixa lactose, além de achocolatado e creme de leite UHT.

Saiba mais

As duas novas linhas de leite estão localizadas junto ao complexo fabril de leite em pó. Trata-se de uma das mais modernas fábricas de leite em pó do país, graças ao alto padrão tecnológico empregado.

Inaugurado em 15 junho de 2012, data que a cooperativa celebrou 65 anos de fundação, o complexo possui área de 45 mil metros quadra­dos. A planta está localizada às margens da RS-130, no quilômetro 91, na localidade de Palmas, município de Arroio do Meio.

A indústria conta com a mão de obra de 80 funcionários, que atuam na linha de produção de leite em pó, embaladas em versões de 400 gramas, um quilo e 25 quilos.

A expectativa é de que, até 2016, a indústria esteja operando em sua capacidade máxima, produzindo 60 toneladas de leite em pó por dia. Hoje a produção é de 42 toneladas diárias, o equivalente a 80% da capacidade da fábrica.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...